Journal
Carneiro, M.S.A.D. (2015). Análise da gestão das Instituições de Ensino
Superior em Música em Vitória/ES. Dissertação de mestrado, Escola
Superior de Educação, Politécnico do Porto, Porto.
Neste trabalho pretende-se analisar a Gestão de Instituições de Ensino de
Música. Para tal foram escolhidas a Faculdade de Música do Espírito Santo -
Maurício de Oliveira, e a UFES, Universidade Federal do Espírito Santo, que
possui no seu rol de cursos a Licenciatura em Música. Analisando a história da
FAMES e do Curso de Música da UFES, serão apresentadas as dificuldades e
vitórias mais relevantes, com comentários pontuais e sugestões
fundamentadas de resolução dessas determinadas situações, analisando
como esses fatos contribuíram para a atual fase pela qual as instituições
passam. Pretende-se usar o exemplo dessas instituições para futuros gestores
da área musical (mesmo que em vertentes diferentes, como veremos), pois
pouco ainda se fala no campo musical sobre gestão educacional, tendo
gestores que quase sempre não são conhecedores de fato do assunto,
educadores na essência, usando somente do lado prático da gestão, contando
somente com a experiência do cotidiano para resolução de problemas.
Carneiro, M.S.A.D. (2015). Music Higher Education in Vitória/ES Management
Analysis. Dissertação de mestrado, Escola Superior de Educação,
Politécnico do Porto, Porto.
This paper aims to analyze the management of institutions of Music
Education. For such were chosen Faculty of Music of Espírito Santo- Mauricio
de Oliveira , and UFES, Federal University of Espírito Santo, which has in its list
of courses Music Degree. Analyzing the history of FAMES and The UFES Music
Course, their difficulties and most important victories, with occasional
comments and suggestions based resolution of these certain situations, will
be presented, checking how these factors contributed to the current moment
through which the institutions are. We intend to use the example of these
institutions for future managers of the music education area (even if in
different aspects, as we shall see), because what is spoken about it in the field
of music education management is not enough, counting with managers who
often are not knowledgeable of the fact of the matter, educators in essence,
using only the practical side of management, relying only on the experience of
everyday problem-solving.
Mário Sérgio Alves Duarte Carneiro
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201711583