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O estudo desenvolvido teve como principal objetivo mapear as redes
sociais de suporte e experiências desenvolvidas na comunidade no processo de
transição de jovens em situação de incapacidade, bem como, analisar o grau de
implementação de algumas das boas práticas consideradas centrais neste
processo. O mesmo foi desenvolvido sobre dois planos de análise: (i) uma
pesquisa por inquérito, onde se procurou descrever as redes sociais de suporte,
experiências na comunidade e grau de implementação das boas práticas por
parte das equipas educativas; (ii) e um estudo de caso focado na descrição da
atuação (e.g., estratégias, facilitadores, barreiras) de equipas que consideram
implementar princípios subjacentes às boas práticas e noutras que, por
oposição, se considerem mais distantes desses mesmos princípios. Para o efeito
procurou-se resposta ao questionário por parte de 52 membros das equipas
educacionais implicados no suporte/ implementação dos Planos Individuais de
Transição (PIT´s) de jovens em situação de incapacidade, nos distritos de Aveiro
e Coimbra. O estudo de caso focou-se em 2 casos de transição para a vida pósescolar
de alunos com necessidades adicionais de suporte, onde se procedeu à
entrevista a dois professores e um aluno alvo de PIT. Os resultados mostram
que a rede de suporte parece encontrar maior densidade nos contextos familiar
e escolar, com menor registo de participação de elementos do contexto
comunitário. As atividades menos implementadas dizem respeito às atividades
sociais, de defesa dos direitos, saúde e segurança e aquelas relacionadas com
a recreação e lazer. A concretização destas atividades está associada
positivamente à “Promoção de um processo autodirigido e orientado para a
autonomia “, ao “envolvimento da comunidade” e à “promoção um processo
centrado nas aspirações e necessidades do próprio e da família”. Acresce que
desenvolvimento de competências na equipa a par da atitude da sociedade
parece ter papel restritivo no desenvolvimento da componente “saúde e
segurança” e “defesa dos direitos”.
The main objective of the study was to map the social support networks and
experiences developed in the community, in the process of transition of young
people in situations of disability, as well as to analyze the degree of
implementation of some of the good practices considered central in this process.
The same was developed on two analysis plans: (i) a survey by survey, which
sought to describe the social support networks, experiences in the community
and degree of implementation of good practices by the educational teams; (ii)
and a case study focused on describing the performance (eg, strategies,
facilitators, barriers) of teams that consider implementing principles underpinning
good practices and in others that, by contrast, consider themselves further from
those principles. For this purpose, a questionnaire was answered by 52 members
of the educational teams (including special education teachers / therapists /
psychologists…) involved in the support / implementation of Individual Transition
Plans (PITs) of young people in situations of incapacity in the districts of Aveiro
and Coimbra. The case study focused on 2 cases of transition to the post-school
life of students with additional support needs, where the interview was conducted
with two teachers and one student targeted by PIT. The results show that the
support network seems to find greater density in the family and school contexts,
with less participation register of elements of the community context. Less
implemented activities relate to social activities, advocacy, health and safety, and
those related to recreation and leisure. The achievement of these activities is
positively associated with the achievement of good practice indicators such as
"Promoting a self-directed and autonomy-oriented process", "involving the
community" and "promoting a process centered on the aspirations and needs of
the family". In addition, developing team skills and society attitudes appear to
play a restrictive role in the development of the "health and safety" and
"advocacy" component.
Joana da Costa Dinis
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201701545