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O presente estudo é o resultado de um processo de investigação, que
pretende estabelecer um plano de ação para reduzir as decisões contraditórias
sobre um mesmo assunto que surgem de dois órgãos de gestão intermédia.
O trabalho do coordenador de departamento e do coordenador de
estabelecimento deve ser orientado, com base num projeto devidamente
elaborado tendo em conta as necessidades manifestadas pelos docentes que o
compõem. Este projeto será o resultado de reflexões por parte dos docentes sobre
o que é a escola e o que poderá vir a ser, tendo como objetivo a inovação da
prática pedagógica para aumentar a qualidade do serviço prestado e o
consequente sucesso dos alunos/crianças.
O coordenador de estabelecimento e de departamento são figuras com
uma presença muito marcante, quer pela posição que ocupam, enquanto gestores
intermédios na sua organização, quer pelo manancial de funções e papéis que
desempenham.
A visão da organização, o modo como é interpretada a função e as ações
estratégicas desenvolvidas, são dimensões da atividade de gestão que se
pretenderam compreender e problematizar.
Quanto ao estudo empírico, optamos pelo estudo de caso, uma vez que se
trata de um problema singular com características próprias, utilizamos como
técnicas metodológicas a entrevista semiestruturada aplicadas a alguns docentes
da educação pré-escolar e a análise documental.
Este estudo foi desenvolvido no agrupamento de escolas de Vilela tendo como
intervenientes os docentes da educação pré-escolar.
This study is the result of a research process that seeks to establish an action
plan to reduce contradictory decisions on the same subject that arise from two
bodies of middle management: the department coordinator and the coordinator of
the establishment.
The work of the department coordinator and the coordinator of establishment
should be guided, based on a project properly prepared that took into account the
needs expressed by teachers who compose it. This project is the result of
reflections from teachers about what the school is and what it could be, with the
aim of pedagogical innovation in order to improve the quality of the provided
service and the consequent success of students / children.
The coordinator of school and the coordinator of department are figures with a
very striking presence, not only because of the position they occupy as middle
managers in their organization, but also because of their source of functions and
roles.
The vision of the organization, how it is understood, its functions and strategic
actions, are the dimensions of management that we sought to understand and
discuss. As for the empirical study we chose the case study, because it is a single
and individual problem, for which were applied methodological techniques (semistructured
interviews and document analysis),to inquire some of the teachers of the
department of preschool education.
This study was conducted at cluster schools Vilela having to intervene with
teachers of pre-school education
Maria Alexandra Policarpo Vieira de Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2013