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“Musicoterapia como assessoria para a inclusão” trata-se de um estudo que propõe uma
assessoria sistematizada de uma docente de música do 3.º ciclo para práticas inclusivas
na sua disciplina, numa Escola Sede Agrupamento do distrito do Porto. A
musicoterapia assume-se como uma área que, partindo de uma linguagem terapêutica e
educativa, promove o desenvolvimento de uma estrutura para a inclusão de alunos de
uma turma do 3.º ciclo e alunos de uma Unidade de Apoio à Multideficiência, na
disciplina de música, respeitando o programa curricular da mesma e a diversidade de
aprendizagem de todos os alunos. Incluir é muito mais do que colocar alunos com
Necessidades Educativas Especiais na sala de aula. Trata-se de um processo de carácter
contínuo que exige planeamento, sistematização, acompanhamento e avaliação. A
metodologia utilizada foi de âmbito qualitativo com método de investigação-acção. As
técnicas de obtenção de resultados foram: Observação participante, filmagens, diário
de campo, questionários e entrevistas. A amostra foi composta por 25 alunos de uma
turma do 3.º ciclo e alunos da Unidade de Apoio especializado à Multideficiência. Os
resultados demonstram a importância do musicoterapeuta como assessor para inclusão
reflectindo-se numa melhoria das adequações curriculares, na sala de aula, por parte da
docente de música. Observou-se que perante a diversidade de aprendizagens os alunos
obtêm mais experiências do âmbito social, cultural e curricular potenciando a riqueza
do seu conhecimento intrapessoal e interpessoal. As unidades de apoio especializado
devem ser apenas centros de recursos com rampa de lançamento para uma inclusão
qualitativa na sala de aula. Os técnicos devem fomentar o apoio aos docentes de
educação especial e de ensino regular pois estes encontram no seu trabalho
individualizado ou colectivo um conhecimento aprofundado sobre os alunos,
possibilitando por último o desenvolvimento de estratégias de apoio à inclusão.
"Music Therapy as support for inclusion" is a study that proposes a systematic
methodology to support a music teacher in defining inclusion practices to her
classroom of a key stage 3 at a school headquarters group from the district of Porto.
Music therapy is defined as an area that, starting from a therapeutic and educational
language, promotes the development of a framework for the inclusion of students in a
Key Stage 3 class with students from a multiple disabilities support unit, using music’s
lectures, while following the regular study programme and at the same time respecting
the different learning progress of each student. Inclusion is much more than placing
students with special need´s in the classroom. It is a process that requires continuous
planning, organization, monitoring and evaluation . The methodology implemented
follows a qualitative framework with research-action activities. The techniques
implemented to gather the results are as follows : observation with participation,
filming, field diary, questionnaires and interviews. The sample is composed by 25
students in a key stage 3 class and the students from the support unit specialized in
multiple disabilities. The results discussed have shown the importance of the music
therapy as an effective support for students inclusion which was reflected in an
improvement of curricular performance, participation in the lecture classroom and
interaction with the music teacher. Moreover, it was observed that given the diversity of
learning capabilities students get more cultural, curricular and social interaction
enhancing the their intra-personal and inter-personal experiences. Specialized support
units could only be used as a initial resource centres for qualitative inclusion in the
classroom. Support units assistants must enable their assistance to the teachers in both
special education and regular education groups as they gather a deep knowledge about
the student class both individually and collectively, allowing the development of
improved strategies to support inclusion.
Dulce Margarida Moreira
Publicação
Ano da publicação: 2013
Identificadores
ISSN: 201693801