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No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, foi elaborado o presente relatório de estágio com o principal
intuito de descrever e refletir sobre o processo de construção e
desenvolvimento dos saberes pessoais e profissionais ao longo do estágio nos
dois níveis educativos. A formação de profissionais com um perfil duplo
evidencia a urgência da promoção de competências inerentes a um
profissional de educação, que surgem como transversais a todos os níveis de
educação. De facto, o compromisso e responsabilização progressiva pela ação
docente permitiram a construção do perfil de Educador consignado pelos
Decretos-Lei n.º 240/2001 e 241/2001 de 30 de agosto.
No decorrer dos estágios, a metodologia de desenvolvimento profissional
adotada foi a investigação-ação que possibilitou a reflexão constante sobre as
práticas, basilar para a criação de uma epistemologia de conhecimento
profissional. Como tal, o cerne das experiências pedagógicas assentou na
capacidade de resposta às exigências e singularidades de cada contexto,
mediante o desenvolvimento de competências reflexivas, permitindo uma
ação intencional, diversificada e significativa. Esta postura, aliada a um quadro
teórico sólido, possibilitou uma progressiva transformação e melhoria das
práticas educativas, fulcrais para o contínuo crescimento da estudante e para
a construção de aprendizagens das crianças.
A intervenção educativa constituiu-se como uma etapa fulcral no processo
formativo, pois contribuiu para o desenvolvimento das competências
profissionais e pessoais e para a consciencialização da importância da
adequação do processo educativo, entendendo a influência que ambos
comportam para o desenvolvimento integral e integrado das crianças,
patenteando a responsabilidade social intrínseca a um Educador
For the Master Degree in Preschool Education and Teaching of Primary
Education, the present report has been prepared to stage with the main
purpose to describe and reflect on the process of construction and
development of personal and professional knowledge throughout the training
course in both educational levels. Thus, the training of professionals with a
double profile highlights the urgency of the promotion of skills inherent in a
professional education, which appear as cross-cutting at all levels of
education. In fact, the commitment and progressive teaching action
accountability allowed the construction of the Educator profile recorded by
Decree-Law No. 240/2001 and 241/2001 of 30th of August.
Throughout the two internships, the professional development
methodology adopted was the research-action that enabled the constant
reflection on practices, which are the basis for the creation of an
epistemology of professional knowledge. As such, the crux of the pedagogical
experiences was based on responsiveness to the demands and eccentricities
of each context, by developing reflective skills, allowing an intentional action,
diversified and significant. This attitude, combined with a conceptualtheoretical
framework, enabled a progressive transformation and
improvement of educational practices, central to the continued growth of the
student and for the construction of children's learning.
The educational intervention was a crucial step in the process of formation
because it contributed to the development of professional and personal skills
and awareness of the importance of the adequacy of the educational process,
understanding the influence that these involve for the integral and integrated
development of children, highlighting the intrinsic social responsibility to an
Educator.
Maria Marta Pacheco Alves
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201613735