Journal
A educação brasileira tem sido fortemente contestada, provas de nível
nacional têm apresentado alunos com níveis abaixo da média. A ferramenta
mais utilizada em salas de aula é o livro didático, eis que este tem sido o
material de apoio para professores e alunos no ensino público, o PNLD troca
os livros didáticos a cada três anos com o intuito de seguir os assuntos atuais
do mundo. Alunos e professores do ensino básico, têm-se apresentado com
dificuldades na comunicação em sala de aula e muitos desses problemas
estão relacionados ao uso do livro didático, por possuir uma linguagem
complexa, acima do seu nível e fora da sua realidade. Este trabalho teve como
objetivo realizar uma investigação qualitativa e apontar os principais
problemas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Therezinha Abreu Vita
no municipio de Santana do Araguaia-PA, Brasil. Observou-se que metade dos
professores mostraram insatisfação com o livro didático utilizado em sua
escola, mesmo em situações onde o mesmo participou da escolha e quanto
aos alunos, 60% dos entrevistados admitiram que o livro didático utilizado em
sua escola era de boa qualidade, entretanto questiona-se que para estes
estudantes, não há parâmetro real para eles decidirem a qualidade do seu
livro e que muitas respostas eram bem evasivas. Portanto, há muito o que se
trabalhar na gestão escolar e na seleção do livro didático em escolas com um
atraso global e social maior que a média brasileira.
The Brazilian education has been strongly contested, national level
examinations have students presented to media below levels. The most used
tool in classrooms and the schoolbook, here this has been the material of
support paragraph teachers and students not public education, NTP exchange
the textbooks one each three year with the follow the intention current affairs
world. Students and teachers of basic education, has been presented with
difficulties in communication in the classroom and these many related
problems when using the station schoolbook, by having a language complex,
above your level and forums your reality. This work aimed to carry out a
qualitative research and point out the main problems in the Municipal School
of Basic Education Therezinha Abreu Vita any municipality of Santana do
Araguaia-PA, Brazil. There was que half of teachers showed dissatisfaction
with the textbooks used in your school, even in situations where the same
participated choice and the students, 60% of respondents admitted que the
textbook used in your school was of good quality, but the questions up que
paragraph these students, no parameter true eels paragraph decide to his
book and quality que many were answers well evasions. So there is a lot to
work for in school management and the selection of textbooks in schools with
global delay hum and social greater than a brazilian media.
Marcelo Jonas Correia
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201607760