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A participação da comunidade na gestão democrática da escola é o objeto de nossa investigação, para conhecer como se apresenta na rotina da escola Lírio do Vale, da rede particular, no Município de Grajaú-Maranhão, através da observação das relações comunitárias que se estabelecem dentro da escola. Para fundamentar esta discussão, buscamos explorar os conceitos de participação, gestão democrática e comunidade, com base nas normas legais na educação brasileira e nos teóricos que estudam esse fenômeno a nível nacional e internacional. O trabalho se caracteriza como estudo de caso tomando como referência metodológica os aportes de Yin (2005), Gil (2013) e Minayo (2010). Utilizamos abordagem qualitativa ancorada no levantamento bibliográfico dos teóricos da área e nos registros das vivências dentro da escola para fundamentar os conceitos e as categorias utilizadas na investigação. Os instrumentos de pesquisa foram a entrevista e a observação com uso do caderno de campo. Foram observados os gestores, os professores, os alunos, os familiares dos alunos, os profissionais da comunidade escolar. A partir das relações sociais observadas no âmbito da escola percebemos que a participação destes sujeitos nas atividades da escola é tranversalizada de normas e deveres que dificultam a participação “democrática”, destacando-se a incompreensão dos mesmos a respeito desse conceito. Tal situação inviabiliza a participação e retarda a democratização das relações sociais no ambiente escolar.
Community participation in school democratic management is the object of our investigation to know as shown in the routine of the particular network Lily of the Valley School in the Municipality of Grajaú-Maranhão through direct observation of community relations that are established within the school. In support of this argument, we seek to explore the concepts of participation, democratic management and community based on legal norms in Brazilian education and theorists who study this phenomenon at national and international level. The work is characterized as a case study taking as reference the methodological contributions Yin (2005), Gil (2013) and Minayo (2010). We used a qualitative approach anchored in the theoretical literature of the area and the records of livings within the school to support the concepts and categories used in the investigation. The research instruments were the interview and direct observation using the field book. Managers were observed, teachers, students, families of students, professionals in the school community. From the social relations observed in the school context we realize that the participation of these subjects in school activities is mainstreamed standards and duties that hinder participation "democratic", highlighting the misunderstanding of them about this concept. This situation prevents the participation and slows the democratization of social relations in the school environment.
Carmélia Silva Cruz
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201612313