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Este trabalho analisa a relação entre a administração colegiada como agente de gestão
democrática e a Gestão Escolar de uma escola da rede pública no Ensino Médio.
Pretende-se realizar um diagnóstico das experiências do Colegiado Escolar, para
proceder a uma análise crítica das mesmas. A investigação foi realizada no Colegiado
Escolar no Centro de Ensino São Cristóvão localizado no município de São Luís -
Maranhão, buscando identificar as características da gestão na referida unidade, bem
como seu processo de tomada de decisão, aplicação de recursos financeiros e a
participação de segmentos da comunidade escolar nesta realidade. A análise se baseia
na teoria histórico-crítica da cotidianidade da escola para compreender os limites e as
possibilidades que se abrem com a experiência do Colegiado Escolar na referida escola.
Utilizou-se a metodologia de cunho qualitativo com ênfase em um estudo de caso único,
tomando como instrumentos de coleta de dados a observação direta e entrevistas não
diretivas. Na parte final procedeu-se à aplicação de um questionário para um resultado
mais próximo possível da realidade investigada através da triangulação dos dados
qualitativos com o uso de métodos estatísticos e descritivos. Identificou-se que o
Colegiado Escolar enquanto instância mediadora das práticas que se desenvolvem no
ambiente escolar preenche uma lacuna na construção do exercício da democracia
notadamente pela possibilidade de parcerias entre a escola e a comunidade. Embora esse
segmento não seja o único espaço que possa contribuir com a participação da
comunidade, ele poderá ser um grande aliado na construção coletiva das práticas
escolares em busca de soluções conjuntas.
This paper analyzes the relationship between collegiate administration and democratic
management agent and the School Management of a public school in high school. We
intend to conduct a diagnosis of the experiences of the School Board to undertake a
critical examination. The research was conducted in the Collegiate School in Saint Kitts
located in São Luís Education Center - Maranhão, seeking to identify the management
features to the unit as well as its decision-making process, implementation of financial
resources and the participation of segments the school community in this reality. The
analysis is based on historical-critical theory school of everyday life to understand the
limits and possibilities that open up to the experience of the School Board in this school.
We used a qualitative methodology with an emphasis on a single case study, taking as
data collection instruments direct observation and non-directive interviews. In the final
part we proceeded and the application of a questionnaire for a result closer to reality as
possible investigated by triangulating qualitative data using statistical and descriptive
methods. It was identified that the Collegiate School as the body mediating the practices
that develop at school fills a gap in the construction of the exercise of democracy
especially the possibility of partnerships between the school and the community.
Although this segment is not the only space that can contribute to community
participation, it can be a great ally in the collective construction of school practices in
search for joint solutions.
Luciana Mendes dos Santos
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201612240