Journal
Este estudo aborda a importância do processo de memorização musical estruturado para a realização de performances de memória, através da aplicação de estratégias de retenção de informação.
É apresentado um quadro contextual sobre o Ensino da Música e da disciplina de Formação Musical em Portugal, assim como a caraterização socioeducativa da Escola de Música da Póvoa de Varzim.
A prática educativa supervisionada, através das experiências vividas e dos dados recolhidos nas Observações de aula e Planificações, nas turmas do ensino articulado e supletivo, permitiu uma reflexão crítica e fundamentada de todo o processo didático e pedagógico.
Por último é elaborado um projeto de investigação com o objetivo de verificar a eficácia das estratégias utilizadas na memorização de três excertos de uma monodia, uma polifonia e uma melodia acompanhada. A metodologia utilizada, apoiada e reforçada em teorias e princípios de pedagogos como Edgar Willems ou Edwin Gordon, consiste em aplicar o método de memorização de Gerald Klickstein, dividido em quatro estágios: perceção, enraizamento, manutenção e recordação, a um grupo de tratamento. No grupo de controlo o teste de memória é realizado sem a utilização de qualquer estratégia de memorização prévia. Os resultados obtidos mostram a eficácia da aplicação de estratégias para o desenvolvimento da memória na Formação Musical.
This paper discusses the importance of the structured musical memorization process in the memory performance through the application of information retainment strategies.
A contextual framework is displayed on the Teaching of Music and the subject of Musical Training in Portugal, as well as the socio educational presentation of the Music School of Póvoa de Varzim.
The supervised educational practice based on the experiences and data info collected in several classroom observations and lesson plans, in the articulated classes and supplementary education, allowed a critical and reasoned reflection of all the teaching and learning process.
Finally the thesis draws up a research project in order to verify the effectiveness of the strategies used in memorizing three excerpts: from a monody, a polyphony and an accompanied melody. The methodology that was used, supported and strengthened in theories and principles of pedagogues as Edgar Willems or Edwin Gordon, consists in applying the Gerald Klickstein memorization method, which is divided into four stages to a treatment group: perception, ingraining, maintenance and recall. In the control group, the memory test is conducted without using any previous memorization strategy. The results show the effectiveness of the implementation strategies for the development of memory in the Musical Training.
João Manuel Sousa Barros Gomes
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201614189