Journal
Sendo a avaliação parte integrante do processo de ensino-aprendizagem,
pretendo, com este trabalho fundamentar a importância da utilização de
instrumentos de avaliação, no ensino das artes, que promovam a
autoavaliação como um processo de caráter pedagógico, capaz de contribuir
para o sucesso dos alunos.
Considerando o aluno como sujeito ativo na sua aprendizagem, é
fundamental promover práticas que estimulem a reflexão e que permitam
uma melhor perceção do seu desempenho, da sua evolução, do
entendimento e da superação dos seus erros, e que ao mesmo tempo
forneçam ao professor dados que possibilitem intervir de forma atempada no
aperfeiçoamento da prática educativa.
Tendo em conta que a autoavaliação regulada promove a autonomia do
aluno e estimula a participação na sua própria formação, é essencial para a
sua eficácia que o professor assuma um papel de orientador, dando espaço ao
aluno para “aprender a aprender”, traçando estratégias pedagógico-didáticas
que o torne responsável do seu processo de construção de conhecimentos. É
para isso, fundamental, que sejam ajustados os instrumentos e as estratégias
autoavaliativas de acordo com a natureza das aprendizagens e do contexto
em que as mesmas ocorram, e que os alunos sejam esclarecidos tornando-se
necessário discutir e definir critérios claros e objetivos.
Permitir ao aluno intervir no processo de avaliação, dando-lhe a
possibilidade de compreender o sentido e o percurso da própria
aprendizagem, pode ser uma ajuda determinante para melhorar a eficácia da sua ação e da sua motivação, tornando assim as aprendizagens certamente
mais significativas.
As the evaluation is a Key part of the teaching and learning process, this
work intents to support the importance of evaluation instruments in
education of Arts, in a way to promote self-evaluation as a pedagogical
process, as capable to enhance the students’ success.
Considering the student active role in his learning process, it is essential to
promote practices that encourage reflection upon his actions and to allow for
a better perception of his performance, his development, the understanding
and overcoming of his faults, and simultaneously provide the teacher with
data that enables an appropriate steering towards the improvement of
educational practices.
Given that regulated self-evaluation promotes the student autonomy and
encourages an active participation in his training, to assure the effectiveness,
it is essential that the teacher assumes a mentoring role, giving room for the
student to "learn how to learn", outlining pedagogical and didactic strategies
that make him responsible for his own knowledge buildup process. It is thus
essential that the instruments and strategies are adjusted for self-evaluation
according to the nature of the learning subjects and the context they take part, and thus, it is necessary to discuss and define clear criteria and
objectives in order to give students clear bearings.
By allowing the student to be an active part of the evaluation process,
giving him the capability to understand the goals and the path of his learning
course, an important assistance is provided to improve the effectiveness of his
practice and motivation, thus making the learning outcomes certainly more
consolidated.
Cátia Diana Castro Gomes da Silva
Publicação
Ano da publicação: 2013
Identificadores
ISSN: 201492431