Journal
Com base na investigação produzida nas últimas décadas, o uso da estratégia
que pressupõe a elaboração de um relatório de matriz reflexiva tem vindo a
consolidar-se e a expandir-se. Efetivamente, ao desenvolver competências que
permitem investigar e refletir autonomamente e agir em concordância com os
valores que norteiam a prática, distancia-se de uma prática tecnicista, na qual
se aplicam e reproduzem soluções que alguém já tenha pensando.
Através desta forma de ver a formação, concebendo-a como um campo de
investigação, procurou-se, na Prática Pedagógica Supervisionada (PPS)
desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, diminuir o fosso entre o manancial de conhecimento revelado pela
investigação e as práticas educacionais. Concomitantemente, pretendeu-se
evidenciar o modo pessoal como a formanda foi construindo e reconstruindo o
seu saber profissional.
Assim, o presente relatório compagina as aprendizagens realizadas ao longo
desse período de formação inicial, que foi marcado por uma procura constante
de uma identidade profissional própria, que reconhece a importância, não só da
auto implicação na própria aprendizagem, mas também da presença do outro
como elemento enriquecedor desse processo.
Based on the investigation carried out throughout the last decades, the
strategic use that foresees the elaboration of a reflexive matrix report has turned
out to be more evident and has expanded, due to the fact that it has developed
competences that allow to investigate and reflect by itself and, consequently, act
in accordance with the values that guide its practice, and thus becoming distant
from a technicist practice in which it is applied and reproduce solutions that
someone had already thought of.
Through this way of seeing the formation, conceiving it as an investigation
field it has been seeked , within the Supervisioned Pedagogic Practice (PPS)
developed regarding the Pre-Scholarship and 1st Grade of the Basic Teaching, of
the Masters Degree in Pre-Scholar Teaching and the 1st Grade of the Basic
Teaching, to shorten the gap between the beginning of knowledge revealed by
the research and the educational practices and, at the same time, to make it
evident the personal way how the graduated has been constructing and
reconstructing her professional knowledge.
Thus, the present report englobes the knowledge gathered throughout that
period of initial formation, which was a constant seeking for a personal
professional identity that reckons the importance, not only in what concerns the
self- implication of the learning itself, but also of the other one as a rewarder of
this process.
Maria Alice da Silva Castanho
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201614022