Journal
O presente Relatório de Estágio de qualificação profissional para a obtenção do
grau de mestre pretende dar a conhecer o processo de formação da mestranda no
Estágio no 1.º e no 2.º ciclos do Ensino Básico. Esta formação insere-se na Unidade
Curricular Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio, que integra
o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino
Básico. Este processo de construção permitiu o desenvolvimento de competências
consagradas no perfil geral e específico de desempenho do professor (Decretos-Lei
n.os 240 e 241 de 30 de agosto de 2011).
Ao longo da formação profissional foram imprescindíveis saberes científicos,
didáticos e pedagógicos sustentados por um enquadramento teórico-legal
consistente. Estes conhecimentos exigiram uma permanente indagação e reflexão
sobre a prática educativa, conduzindo a uma ação pedagógica que se pretende de
qualidade. A pesquisa, o estudo e a construção partilhada de saberes e experiências,
num primeiro momento com o par pedagógico, depois com o grupo de supervisão e
sobretudo com as crianças envolvidas no processo de ensino e aprendizagem foram
essenciais à concretização deste percurso pessoal e profissional.
O ciclo de ação pedagógica: observação, planificação, ação e reflexão, possibilitou
desenvolver, ao longo do corredor de formação, a capacidade de articulação de
saberes, entre ciclos, numa lógica de organização curricular integrada e coerente.
Consequentemente, a profissionalidade docente é resultado de momentos
vivenciados ao longo dos cinco anos de formação académica e da prática de ensino
supervisionada.
Vislumbra-se, um caminho exigente de aprendizagens contínuas que com
perseverança, esforço e dedicação, orientada pela motivação constante de querer
saber e fazer sempre mais e melhor, o sonho de ser professor tornar-se-á realidade.
The following internship report on the professional qualification to get a master's
degree aims to provide a thorough account of the graduate student’s formation
process during the internship in the 1st and 2nd cycles of basic education.
This formation is part of the “Unidade Curricular Integração Curricular: Prática
Educativa e Relatório de Estágio” which is included in the syllabus of the 2nd year of
the Masters in Education of the 1st and 2nd cycles of basic education. This
experience allowed the development of skills enshrined in the general and specific
profile of teacher performance (Decrees nos.24 and 241 of August 30, 2011).
The scientific, educational as well as the pedagogical knowledge which reflect the
theoretical and legal framework that supports them were essential tools throughout
the professional qualification. This knowledge demanded a day-to-day inquiry and
reflection about the educational practice, which led to an effective quality teaching
process.
The research, the study and the shared construction of knowledge, at first with
the pedagogical pair, later with the supervision’s group (on site supervisor and
academic supervisor), and especially the children involved in the learning process,
crucial to the acquisition of new learning techniques and teaching skills which
contributed to a personal and professional development.
The professional teaching and learning cycle: observation, planning, action and
reflection, allowed the development of new skills and the competence of articulating
knowledge between cycles in a logical’s coherents curricular organization.
Consequently, the teaching professionalism are the result of a five year academic
formation along with a supervised teaching practice.
If envisions a demanding path of continuous learning with perseverance , effort
and dedication , oriented by motivation for the want of constant learning and making
more and better always , the dream of being reality teacher be- will be appreciated.
Helena Raquel Ferreia Neiva
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201454327