Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Encarando a educação pré-escolar como uma fase peremptória que contribui para o bom desenvolvimento da criança fundamenta-se que o educador mobilize práticas assentes na qualidade educativa. Deste modo, para que prevaleça uma educação de qualidade é fundamental que os educadores apostem na sua formação profissional contínua, uma formação que articule a componente teórica (o que é preconizado pelos teóricos) e uma componente prática (a adequação da teoria a um grupo de crianças concreto).
Ao longo das práticas educativas, a supervisão institucional e aulas teóricopráticas proporcionadas pela unidade curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-escolar (PPSEP) suportaram o percurso formativo construído no JI da Vilarinha. Promoveram-se metodologias de investigação ação sustentadas em processos de observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação. Para além disso, foram sendo desenvolvidas diferentes estratégias e instrumentos de reflexão e avaliação dos processos da ação pedagógica construídos pelo par pedagógico, como também dos efeitos desses processos no grupo de crianças. Como tal, foi possibilitado o desenvolvimento de um perfil profissional, proporcionador da construção de competências socioprofissionais e pessoais, fundamentadas e refletidas, assentes no princípio da aprendizagem ao longo da vida.
As atividades pedagógicas promovidas no contexto educativo despontaram da adoção de uma metodologia de trabalho por projeto, suportada na observação das necessidades e interesses evidenciados pelas crianças, incitando à construção de projetos como o dos Animais Marinhos, o dos Meios de Transporte, o do Corpo Humano e o dos Nossos Sentidos. Deste modo, com estes projetos apostou-se numa educação diferenciada sustentada na diversidade dos estilos de aprendizagem, partindo-se da identificação e valorização das necessidades, interesses e resultados de aprendizagem das crianças (Alonso et al., 1997, cit. por Resendes & Soares, 2002, cit. por Ribeiro, 2012b). Simultaneamente promoveu-se o desenvolvimento de estratégias pedagógicas diferenciadas conducentes ao sucesso de cada criança, de forma a proporcionar momentos de respeito e de partilha de saberes e experiências, fomentadores da autonomia. Como tal, procurou-se atribuir voz ativa às crianças no seu processo de aprendizagem, privilegiando-se uma educação integrada e articulada de todas as áreas de conteúdo.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Facing the pre-school education as a peremptory phase that contributes to the smooth development of the child is founded that the educator mobilize practices based on educational quality. Thus, to prevail a quality education is essential for educators to engage in their continuous professional development training that articulates the theoretical component (which is advocated by theorists) and a practical component (the adequacy of the theory to a group of children concrete).
Throughout the educational practices, supervision and institutional teóricopráticas classes offered by the course of Supervised Teaching Practice in Preschool Education supported the training path built in the JI Vilarinha. It promoted, sustained action research methodologies in the process of observation, planning, action, reflection and evaluation. As such, it has enabled the development of a professional profile, proportioning of building social and professional skills and personal, reasoned and thoughtful, based on the principle of lifelong learning.
The educational activities promoted in the educational context emerged from the adoption of a methodology of work per project, supported by the observation of the needs and interests evidenced by the children, urging the construction of projects such as the Animal Marine, the Transportation, the Human Body and Our Senses , have been developed different strategies and tools for reflection and evaluation of the pedagogical action constructed by the pair teaching, as well as the effects of these processes in the group of children. Thus, with these projects bet on a sustained differentiated education in the diversity of learning styles, starting from the identification and appreciation of the needs, interests and learning outcomes of children (Alonso et al., 1997, cit. by Resendes & Smith, 2002, cit. by Ribeiro, 2012b). At the same time promoted the development of differentiated teaching strategies conducive to the success of each child, to provide moments of respect and sharing of knowledge and experience, developers of autonomy. As such, we tried to give a voice to children in their learning process, privileging an integrated education and articulate of all content areas.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório enquadra-se no âmbito das unidades curriculares de Prática
Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e de Prática Pedagógica Supervisionada no
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico evidenciando-se as particularidades de estágio profissional
experienciado tanto no Pré-Escolar A como na turma do 1.º ano B, ambas pertencentes à
instituição educativa EB1/JI da Vilarinha.
No decorrer do estágio a estagiária apoiou-se no ciclo de investigação-ação, alicerçando-se
nas etapas de observação, planificação, ação e avaliação no sentido da construção de um perfil
profissional reflexivo. A prática pedagógica revelou-se, assim, como oportunidade de construção
de competências pessoais e socioprofissionais, assentes no princípio de formação contínua. As
ações educativas planificadas e desenvolvidas em cada nível educativo decorreram de
observações participantes, mas também de diálogos com as orientadoras cooperantes. Como tal,
sustentaram-se numa prática reflexiva antes, durante e após a ação educativa, aliada à elaboração
de instrumentos de reflexão e avaliação reveladores do desenvolvimento pessoal e
socioprofissional da estagiária e, inclusive, das aprendizagens construídas pelos alunos.
As atividades pedagógicas promovidas nos dois contextos educativos suportaram-se num
paradigma socioconstrutivista, a partir do qual a estagiária procurou atribuir um papel ativo ao
aluno no seu processo de aprendizagem, considerando as suas necessidades e interesses. As
práticas pedagógicas basearam-se, ainda, em pressupostos teóricos suportados em princípios de
interdisciplinaridade, valorizando-se um ensino integrado. Deste modo, considerou-se relevante
o desenvolvimento global da criança, apelando-se a um envolvimento dos próprios familiares no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report fits within the curriculum units of Supervised Teaching Practice in Preschool
Education and Supervised Teaching Practice in Primary School and demonstrates the
particularities of a teacher training both in Preschool A and in the first year B, both belonging to
EB1/JI Vilarinha.
During the teacher training the trainee leaned on action research cycle, basing on the steps
of observation, planning, action and evaluation in order to construct a profile of a reflective
practitioner. The teaching practice has proved to be an opportunity to build personal and socioprofessional
skills, based on the principle of continuous training. Educational activities planned
and developed in each educational level resulted from participant observations, but also from
dialogues with the guiding cooperative teacher. These activities were sustained in a reflective
practice before, during and after the educational activity, together with the development of tools
for analysis and evaluation revealing personal and occupational development of the trainee, and
in the learning constructed by the students.
The pedagogical activities promoted in both educational contexts are based on a social
constructivist paradigm, from which the trainee sought to give the student an active role in their
learning process, considering their needs and interests. The pedagogical practices were also
based on theoretical assumptions supported by principles of cross curricular backgrounds,
valuing integrated education. Thus, the global development of the child, as well as the family
commitment, was considered important in the teaching and learning process of the students.
Diana Sofia Taipa Sousa
Publicação
Ano da publicação: 2013