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O Relatório que aqui se apresenta surge no âmbito da Unidade Curricular de
Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio e é parte
integrante do segundo ciclo de estudos da formação docente no Ensino do 1º e
2º Ciclo do Ensino Básico. Este documento tem como objetivo analisar crítica e
reflexivamente o desenvolvimento profissional da mestranda em contexto de
estágio no Agrupamento de Escolas de Pedrouços.
Porque a prática educativa é apoiada por um conjunto de saberes teóricos
abordados, aprofundados e consolidados nas várias Unidades Curriculares, em
primeira estância, urge a necessidade de evidenciar um conjunto de referenciais
teóricos e legais imprescindíveis a uma ação pedagógica sustentada e
consciente. Pelo seu papel preponderante na construção do profissional da
educação releva-se ainda a importância da reflexão na e sobre a ação e da
supervisão pedagógica enquanto quadro teórico fundamentante, como um
processo ímpar de partilha de saberes e experiências. Através da reflexão sobre
a ação recordam-se e desenvolvem-se ideias sobre alguns dos percursos de
aprendizagem vivenciados no 1.º e 2.º CEB, não só na sala de aula, como
também fora desta, através de projetos e dinâmicas de intervenção
desenvolvidos junto da turma, da escola e da comunidade.
O processo de formação apoiou-se na metodologia de Investigação-Ação,
possibilitando à mestranda a oportunidade de através de um projeto de cariz
investigativo, produzir efeitos de melhoramento da sua prática educativa, e
consequentemente, da qualidade do ensino em geral.
Este Relatório marca o término de um ciclo da formação inicial, porém fica a
convicção de que muito mais há para aprender e construir.
The report here presented emerges in the context of the subject Integração
Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio and is a part of the
master’s degree in Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. This document
aims to provide analysis, in a critical and reflective way, of the professional
development of the graduate student on an internship context in Agrupamento
de Escolas de Pedrouços.
In the first instance, since educational practice is supported by a lot of
theoretical knowledge, which were attended, further developed and
consolidated in several subjects, there is a dire need to point a set of theoretical
and legal frameworks that are essential to a sustained and conscious
pedagogical action. For its leading role in the building of the education
professional, the importance of the reflection in and on action and in the
pedagogical supervision is pointed as an unique moment of knowledge and
experiences sharing. By reflecting on the action, some of the learning pathways
experienced in the master’s degree are retrieved and developed, not only inside,
but also outside the classroom, through projects and dynamics of intervention
dynamics developed within the class, the school and the community.
The education process leaned on the research-action methodology, enabling
the graduate student the opportunity to improve her educational practice,
through a research project, and therefore the overall quality of education.
This report marks the end of a basic education. Nonetheless, it is clear there
is much more to learn and shape.
Rita Raquel Pereira Gomes
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201454181