top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O percurso de formação para a docência, um percurso longo e carregado de aprendizagens e de emoções, culmina com a realização e defesa do presente relatório, que procura ser reflexo de uma etapa inicial, imbuída de um caráter predominantemente teórico, em comunhão com uma fase de contacto e intervenção em contextos educativos, operacionalizada no último ano do Mestrado em Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico, do qual brota este documento. É, portanto, tópico basilar do mesmo a relação natural entre teoria e prática, uma vez que a prática se desenvolveu à luz de pressupostos teóricos, interpretando-os, mas também desafiando e questionando a sua validade, na perspetiva de os desenvolver. Esta dialética foi enriquecida por uma atitude crítica, indagadora, reflexiva, investigativa, contínua e persistente o suficiente para propulsionar a (re)construção de conhecimentos sustentados e consolidados, orientadores de atuações compreensivas e adequadas às necessidades atuais. A supervisão, que desempenhou um papel central em todo o processo, é, neste trabalho, entendida como a expressão formal para designar acompanhamento, um acompanhamento por parte dos supervisores institucionais que foi complementado com um trabalho colaborativo com o par pedagógico e com os professores cooperantes, com vista ao reforço da dimensão reflexiva, considerada um vetor primordial na formação. Este relatório de estágio é, assim, uma tomada de consciência da importância deste trajeto para a futura promoção de práticas pedagógicas adequadas e refletidas, é o espelho da construção da profissionalidade docente, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar. The training process to be a teacher, a long journey filled with lessons and emotions, culminates with this internship report and its public defense. Its main objective is to reflect both the theoretical dimension and the more pratical activities and participation in educational settings, that occurred in the last year of the Masters Degree in Ensino dos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico. Therefore, the main topic is the obvious relation between theory and practice, because practice was developed in the light of theoretical assumptions, not only interpreting them but also challenging and questioning its validity in order to further develop them. This dialectic was enriched by a critical, questioning, reflective and investigative approach, being continuous and persistent enough to promote the (re)construction of sustained and consolidated knowledge, the guide to comprehensive performances suitable to the current needs. Supervision, playing a central role in the entire process, is, in this work, understood as the formal expression for monitoring. In fact, it was a collaborative process with institutional supervisors, cooperative teachers and the pedagogical pair, to reinforce the reflective dimension, understood as a key vector in the learning process. To summarize, this internship report is thus an awareness of the importance of this path for the future promotion of appropriated and reflected pedagogical practices; it is the reflection of the construction of the teaching profession; it is the portrait of a successful personal and professional growth experience that intends to continue

Adriana Matias Pereira Ferreira

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201405040

Títulos Alternativos