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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada em educação
pré-escolar, o presente relatório tem como principal objetivo dar a conhecer
as aprendizagens realizadas e as práticas educativas exercidas em contexto.
A fundamentação teórica deste relatório é baseada na reflexão,
procurando alargar horizontes e os saberes científicos.
Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de
investigação-ação, valorizando a investigação e a ação como meios de
potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a ação. Este
método permitiu identificar problemas, descobrir novos caminhos e
concretizar soluções perante as adversidades que sucederam.
A intervenção educativa decorreu numa instituição pública, com um grupo
constituído por 25 crianças com idades compreendidas entre os quatro e os
seis anos.
Criando oportunidades de aprendizagem assentes nos saberes essenciais
para estas crianças, mobilizou-se conhecimento e competências necessárias
para o desenvolvimento de um currículo integrado e integrador, visando a
realização de aprendizagens significativas, através da articulação das
diferentes áreas do saber.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico, o presente relatório de estágio tem como principal
objetivo dar a conhecer as aprendizagens, reconstruções de saberes, atitudes
e capacidades e o trabalho desenvolvido por uma formanda, em contexto de
educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico.
A intervenção educativa em contexto de educação pré-escolar decorreu na
Escola Básica1 e Jardim de Infância Professor Doutor Marques dos Santos,
com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos;
enquanto a prática pedagógica em contexto de 1.º ciclo do ensino básico teve
lugar na Escola Básica1 e Jardim de Infância da Torrinha, com alunos entre os
7 e os 9 anos de idade.
Durante as práticas educativas, foi prioritário criar oportunidades de
aprendizagem, assentes nos saberes essenciais para as crianças. Assim,
mobilizaram-se recursos e conhecimentos no sentido de se desenvolver um
currículo integrado e integrador, visando a realização de aprendizagens ativas,
diversificadas e significativas.
Todo o percurso de intervenção assentou numa metodologia de
investigação-ação, valorizando a observação, a planificação e a reflexão como
meios de potencialização para o entendimento e, consequentemente, para a
ação. Este método permitiu a identificação de problemas, contribuindo para
que se descobrissem novos caminhos e se concretizassem decisões perante as
adversidades que ocorreram.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Elaborated under the supervised teaching practice in pre-school education,
the report's main objective is to inform the learning and educational practices
exercised in context.
The theoretical basis of this report is based on reflection, seeking to
broaden horizons and scientific knowledge.
The entire route of intervention based on an action-research methodology,
valuing research and action as means of empowerment for understanding and
hence action. This method allowed us to identify problems, find new paths
and arrange solutions to face adversities that followed.
The educational intervention took place in a public institution, with a group
consisting of 25 children aged between four and six years old.
By creating learning opportunities based in essential knowledge for these
children (and for the development of an integrated and integrator
curriculum), knowledge and skills were mobilized, in order to carry out
meaningful learning throughout the articulation of different areas of
knowledge.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Performed for a Master’s Degree in Preschool Education and 1St Cycle of
Basic Education, this internship report aims to inform the learning process,
reconstruction of knowledge, attitudes and skills as well as the work done by a
trainee, within the context of Preschool Education and 1St Cycle of Basic
Education.
The educational intervention in the context of Preschool Education took
place at the Basic School1 and Kindergarten “Professor Doutor Marques dos
Santos”, with a group of children aged between 4 and 6 years old, while the
pedagogical practice in context of 1st Cycle of Basic Education took place at
Basic School1 and Kindergarten “Torrinha”, with students aged between 7 and
9 years old.
During the educational practices, the main priority was to create learning
opportunities, based on the essential knowledge for children. Thus, resources
and knowledge were mobilized in order to develop an integrated and inclusive
curriculum intended for active, diverse and meaningful learning.
The whole course of action was based on an action-research methodology,
emphasizing observation, planning and reflection as means of empowerment
for understanding and hence to action. This method allowed the identification
of problems, contributing to the discovery of new ways and performing
decisions to overcome the adversities that were faced.
Catarina Alexandra Magalhães Dias
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201384787