Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico e da Prática Pedagógica Supervisionada, realizada em contexto
de Creche, foi desenvolvido o presente relatório de estágio de qualificação
profissional na Educação Pré-Escolar.
A prática educativa sustentou-se num quadro teórico-concetual de
referência, com vista à construção de saberes para a Educação de Infância,
pelo compromisso e responsabilização progressiva da ação docente, tendo sido
encarado como um momento de singular importância. Desta forma, este
documento procura ilustrar o processo de desenvolvimento de competências
profissionais pela estudante para este nível de educação.
Nesta linha de pensamento, importa referenciar a metodologia de
investigação-ação, que fundamentou a prática pedagógica da estudante ao
longo das várias etapas do processo educativo: Observação, Planificação, Ação,
Avaliação, Comunicação e Articulação. Assim, apoiada em estratégias e
atitudes investigativas e reflexivas, esta metodologia potenciou a
transformação, melhoria e adequação das suas práticas. O contexto de
formação assumiu-se, portanto, como um lugar privilegiado de articulação
entre teoria e prática, onde o processo de ensino e aprendizagem ficou pautado
por intencionalidades educativas com vista ao desenvolvimento integral de
cada criança, bem como pela construção de saberes e competências
profissionais pela estagiária, elencadas nos Decretos-Lei n.º 240 e 241 de
2001.
Tomando em consideração o processo desenvolvido, importa realçar a
importância de uma formação profissional ao longo da vida, de modo a
potenciar o desenvolvimento de uma atitude perante a Educação cada vez mais
crítica, problematizadora, indagadora, reflexiva e investigativa, em prol do
desenvolvimento holístico de cada criança.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico, emerge o presente documento que visa ilustrar o processo de
formação da mestranda em contexto de Prática Pedagógica Supervisionada,
em ambos os níveis educativos a que habilita para a docência.
A prática pedagógica sustentou-se num quadro teórico-concetual, científico
e pedagógico de referência, com vista à construção de saberes profissionais
para ambas as valências educacionais, pelo compromisso e responsabilidade
progressiva da ação docente, confluindo assim num momento de singular
importância. Neste sentido, este relatório apresenta o percurso praxeológico
experienciado, apoiado por uma postura indagadora e reflexiva.
Nesta linha de pensamento, a metodologia de investigação-ação
fundamentou a práxis da estudante, tendo a espiral reflexiva, observação,
planificação, ação, avaliação e reflexão potenciado a transformação, melhoria e
adaptação das suas práticas. Desta forma, os contextos de formação
assumiram-se como uma ponte de articulação entre teoria e prática, espaços
no qual o processo de ensino e aprendizagem foi pautado por
intencionalidades educativas, com vista ao desenvolvimento holístico dos
grupos de crianças. Similarmente, potenciou o desenvolvimento de saberes e
competências profissionais pela formanda, preconizadas nos Decretos-Leis n.º
240 e 241 de 2001, visando a construção de um perfil profissional generalista.
Face ao exposto, e tendo como base o processo de formação desenvolvido,
importa mencionar a importância de uma formação ao longo da vida, de modo
a potenciar uma prática reflexiva capaz de responder à diversidade da escola
de hoje e do futuro.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This qualification report was developed Under the scope of the Masters in
Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education and the period
of Supervised Teaching Practice internship in Preschool Education, held in the
context of Nursery.
Educational practice was based on a conceptual and theoretical framework
of reference, with the objective of construction of knowledge about early
childhood education, the commitment and progressive accountability of the
teaching action, having been seen as a moment of singular importance. Thus,
this paper seeks to illustrate the process of development of professional skills
by the student for this level of education.
In this line of thought, it's important to make reference to the methodology
of action research, which oriented the teaching practice of the student
throughout the various stages of the educational process: Observation,
Planning, Action, Evaluation, Communication and Articulation. Thus, based
on investigative and reflective strategies and attitudes, this methodology
potentiated the transformation, improvement and adjustment of their
practices. The training context assumed itself, therefore, as a privileged place
of articulation between theory and practice, where the process of teaching and
learning was guided by educational intentions of integral develop of each child
as well as the construction of knowledge and professionals skills by the
student, as listed in Decree-Law n. º 240 and 241 of 2001.
Taking into account the process developed, it is important to emphasize the
importance of vocational training throughout life, in order to promote the
development of an increasingly critical, problematizing, inquiring, reflective
and investigative attitude toward education, towards the holistic development
of each child.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Under the scope of the Masters in Preschool Education and Primary School,
emerges this paper which aims to illustrate that the formative process of the
Master’s Student in the context of Supervised Pedagogical Practice in both
educational levels.
The pedagogical practice supported itself on a Conceptual-theoretical,
scientific and pedagogical framework, overlooking the construction of
professional knowledge on both educational valences, by the gradual
commitment and responsibility for the teaching action, thereby converging in
a moment of singular importance. Thus, this report presents the experienced
praxeological path, supported by an inquiring and reflective stance.
In this line of thinking, the action-research methodology grounded the
practice of the master's student, with the reflexive spiral, including
observation, planning, action, evaluation and reflection, having enhanced the
transformation, improvement and adaptation of the practices. Therefore, the
formation contexts were assumed as a bridge of articulation between theory
and practice, as spaces in which the process of teaching and learning was
guided by educational intentionalities which aimed for the holistic
development of the groups of children. Similarly, was potentiated the
development by the trainee of professional knowledge and skills, advocated in
Decree-Law no. # 240 and 241, 2001, aiming to build a generalist professional
profile.
Given the above and based on the formative process developed, it is
essential to mention the importance of lifelong education, to promote
reflective practice capable of responding to the diversity of the school of today
and that we are going to face in the future.
Sandra Cristina Costa Lima
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201165945