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O presente Relatório de Estágio tem como intento a explanação do processo
de construção de conhecimentos, de conteúdos científicos e do
desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais no âmbito
da Unidade Curricular de Integração Curricular: Prática Educativa e
Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino do
1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.
Evidencia-se, em primeira instância, o quadro referencial teórico e legal que
sustenta a intencionalidade educativa inerente a toda a ação pedagógica da
professora estagiária. Privilegia-se, nessa matriz, a importância da reflexão
enquanto premissa basilar para o processo de construção de conhecimentos e
de ajuda à consciencialização sobre a ação. A colaboração com o Outro,
enquanto meio potenciador da tomada de decisão em contextos de incerteza e
de complexidade da prática docente. A supervisão pedagógica apresenta-se
como um momento privilegiado no processo de habilitação profissional para a
docência, despoletando reflexões mais profundas e a partilha de saberes e
experiências.
Recorrendo à reflexão sobre a ação, procede-se à análise crítica e
fundamentada da prática educativa desenvolvida no âmbito dos 1.º e 2.º Ciclos
do Ensino Básico, quer ao nível da sala de aula, quer ao nível da intervenção e
dinamização de projetos educativos contextualizados na turma, na escola e na
comunidade.
A professora estagiária assume aqui um papel de investigadora das suas
práticas pelo que, numa instância final, se apresenta a súmula de um projeto
de cariz investigativo, norteado por uma área científica de maior interesse e
cujo mestrado habilita para a docência.
With this essay it is our intention to explore the process of construction of
knowledge, scientific contents and the development of personal, social and
professional skills in the curricular unit: Integração Curricular: Prática
Educativa e Relatório de Estágio, part of the master degree in teaching -
elementary school.
Firstly, it is given a theoretical and legal background, which sustains the
educational intentionality of the trainee teacher’s pedagogical action.
Therefore, it is analysed the importance of reflection as a major premise in the
process of knowledge construction and raising awareness over action. The
collaboration with the Other, as a means to foster decision-making in a context
of uncertainty and complexity of the teaching practice. Pedagogical
supervision is, this way, a privileged moment in the process of professional
qualification for teaching, promoting deeper reflections and sharing
knowledge and experiences.
Resorting to reflection over action, it is given a critical and justified analysis
of the educational practice developed in elementary school, either in terms of
the classroom, or in terms of intervention in educational projects
contextualised in the class, school or the community.
The trainee teacher performs the role of a researcher of her own practices,
presenting, therefore, a synopsis of an investigative project, oriented by a
scientific area of a major interest, whose master degree gives professional
qualification for teaching.
Helena Filipa Moreira Maia dos Santos
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201385040