Journal
O presente relatório de estágio surge no âmbito da Unidade Curricular de
Integração Curricular: Prática Educativa Supervisionada e representa o
culminar de um longo percurso de formação que, tendo tido início na
Licenciatura em Educação Básica, termina, agora, com a conclusão do
Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
As páginas deste relatório espelham o percurso formativo desenvolvido ao
longo do último ano deste ciclo de estudos, cruzando-se prática e teoria, de
uma forma refletida, indagadora e intencional, no sentido de uma prática
educativa exigente, harmoniosa e global.
Sempre ancorado numa perspetiva de investigação, este percurso
desenrolou-se por etapas que permitiram a recriação das práticas e
promoveram o crescimento pessoal e profissional da futura professora.
Atribuiu-se, neste processo, um especial significado à relação com o par
pedagógico que constituiu, em todos os momentos, um apoio fundamental
para a elaboração, a realização e a reflexão da prática educativa.
Este relatório de estágio configura, então, um momento de autoconsciência
e de reflexão relativamente ao processo de construção da identidade
profissional da mestranda, constituindo uma marca fundamental no seu
percurso de vida.
This internship report comes as part of the Curricular Unity of Curricular
Integration: Educative Practice and Report of Traineeship and represents the
culmination of a long journey of training, that begun with a degree in
Elementary Education and ends now with the completion of this Master’s
degree in Teaching of the 1st and 2nd cycles of basic education. The pages of
this report reflect the formative process developed over the last year of the
course, intersecting both practice and theory of a reflected, questioning and
intentionally towards demanding, harmonious and comprehensive educational
practice. Always anchored in a research perspective, this route took place in
stages that allowed the recreation practices and promoted personal and
professional growth of future teacher. Was attributed, in this process, a special
meaning to the relationship with the pedagogical pair which was, at all times, a
key support for the development, realization and reflection of educational
practice. This internship report then sets up a moment of self-awareness and
reflection regarding the construction of the professional identity of the
graduate student and a fundamental mark on her life path process.
Ana Sofia de Araújo Ferraz
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201385082