Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio tem como finalidade analisar as atividades desenvolvidas na Prática Pedagógica Supervisionada em contexto da Educação Pré-Escolar. No decorrer do presente documento, pretende-se analisar as ações educativas tendo em conta os referenciais teóricos e legais, fundamentados através da reflexão sistemática, com o intuito de promover a construção de saberes profissionais, pelo compromisso e responsabilização da ação docente. Deste modo, o mesmo aborda duas partes essenciais, a primeira designa-se pelo enquadramento teórico-legal que é constituído por um conjunto de pressupostos que fundamentaram a ação da estagiária, e a segunda caracteriza-se pela análise reflexiva das atividades desenvolvidas pela formanda no decorrer na sua ação, assim como o contributo das mesmas para o desenvolvimento de competências profissionais.
Toda a prática pedagógica desenvolvida durante o tempo de estágio, desenvolveu-se segundo uma metodologia de investigação-ação, sustentada em dois principais eixos estruturantes, nomeadamente a ação e a reflexão. A presente metodologia sugere a constante mudança da ação do educador, enaltecendo, assim, a necessidade deste ser um profissional investigativo.
Neste sentido, foram utilizadas diversas estratégias no decorrer da prática referida que surgiram efeitos que tornaram possível a construção de uma atitude profissional reflexiva e investigativa, que facilitaram a tomada de decisões no contexto da prática docente, através do exercício sistemático da reflexão. Isto, possibilitou, igualmente, a coconstrução de saberes profissionais, desenvolvendo e consolidando as competências profissionais e pessoais, tendo em vista os princípios referidos no perfil geral de desempenho profissional do educador de infância.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present report of internship has the purpose of displaying the activities developed in the supervised teaching practice in context of the Preschool education. Throughout this document, it is intended to analyze the educational actions having in account the theoretical and legal frameworks, based on the systematic reflection, with the intention to promote the construction of professional knowledge, with the commitment and the accountability of the teacher action. Thus, it is divided in two essencial parts, the first one is assigned with the theorectical and legal framework which consists of a set of assumptions that underlie the intern action, the second part is characterized by the reflective analysis of the developed activities by the trainee during the internship, as well as the contribution of the same for the development of the professional skills.
All the pedogical practice developed during the internship, was developed according to a methodology of action inquiry, supported with two main principles, they are action and reflection. The presente methodology suggests the the changing of the action of the educator, extolling, thus the need to be an investigative professional.
In this regard, several strategies have been used during the practice mentioned that arose effects which made possible the construction of a reflective and investigative professional attitude, which facilitated the decision making in the context of teaching practice through a systematic exercise of reflection. This, also allowed the co construction of professional knowledge, developing and nurturing the professional and personal skills, in view of the general principles set out in the performance profile of professional early childhood educator.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente Relatório de Estágio tem como principal objetivo demonstrar através do sistemático exercício de reflexão a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e investigativos nas práticas pedagógicas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico durante o período de intervenção educativa desenvolvida no Colégio Novo da Maia, com a turma do 2.º C. Nele, pretende-se analisar as ações desenvolvidas pela mestranda à luz de referenciais teóricos e legais que regem e regulam a profissionalidade docente.
Deste modo, o presente documento aborda o enquadramento teórico-legal que fundamentou a prática pedagógica desenvolvida pela estagiária, bem como a análise, de forma crítica e reflexiva, das atividades desenvolvidas no decorrer na sua ação, demonstrando qual o contributo do presente estágio para o desenvolvimento de competências profissionais. Neste sentido, importa salientar que a prática pedagógica aqui retratada desenvolveu-se segundo a metodologia de investigação-ação. Esta é sustentada por quatro eixos principais, sendo eles a observação, planificação, ação e avaliação, onde a reflexão mostra-se transversal a todo o processo. Aqui o docente é convidado a realizar uma constante mudança das suas práticas, tendo, por isso, a necessidade de adotar uma postura investigativa
Simultaneamente, importa, neste documento, invocar, caracterizar e refletir sobre o desenvolvimento profissional e pessoal da mestranda que se assumiu como um dos principais propulsores do desenvolvimento holístico dos alunos com quem partilhou a sua prática pedagógica, tornando-os cidadãos conscientes, ativos, livres, autónomos, responsáveis numa mutável sociedade
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Internship Report has as main objective to demonstrate through the systematic exercise of reflection mobilizing scientific knowledge, pedagogical, didactic and investigative in teaching practices on the context of Primary School in the educational intervention period developed on the Novo Colegio da Maia, with the class 2 C. It is intended to analyze the actions developed by the graduate student in the light of theoretical and legal frameworks that govern and regulate the teaching profession.
Thus, this paper deals with the theoretical and legal framework justified by the pedagogical practice developed by the intern, as well as the analysis of thecritical and reflective way, the activities were developed during the course of their action, showing the contribution this stage has to the development of professional skills. In this regard, it should be noted that the pedagogical practice here portrayed was developed according to the methodology of research-action. This is supported by four main pillars, namely the observation, planning, action and evaluation, where reflection is shown across the entire process. Here teachers are invited to conduct a constant change in their practices, and therefore there is a need to adopt an investigative approach.
Simultaneously, in this document, it is important to call down, characterize and to reflect on the personal and professional development of the graduate student who took over as one of the key drivers of the holistic development of the students who shared their practice, making people aware, active, free , autonomous, and responsible in a changing society
Ana João Macedo e Silva
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201385872