Sobre
A diversidade crescente dos ambientes educativos, bem como as mudanças no sistema educativo resultantes das transformações sociais e políticas, trazem para a profissão docente novas e constantes exigências. No contexto social, críticas à escola e aos/às professores/as, bem como a responsabilização destes/as pelos problemas do ensino, têm sido associadas ao desgaste da imagem do/a professor/a desde a década de 90. Nos últimos anos, os/as docentes têm chamado à atenção para a necessidade de melhorar as suas condições de trabalho, visando oferecer um serviço educativo de qualidade e capaz de garantir a sustentabilidade da profissão para as futuras gerações. As reivindicações dos/as docentes associadas às condições de trabalho, incluem aspetos como a remuneração, progressão na carreira, estabilidade, saúde e conciliação entre vida pessoal e profissional Todos estes aspetos são considerados insatisfatórios dando origem a consequências negativas, como a falta de atratividade pela profissão, abandono precoce da profissão, reformas antecipadas e baixos níveis de bem-estar e de satisfação profissional. Na compreensão do modo como os/as docentes atuais e futuros percecionam o seu trabalho em todas as suas dimensões, o conceito de trabalho digno constitui-se como um referencial teórico que importa relevar. Se o trabalho digno, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 1992, define os atributos básicos do trabalho já a responsabilidade de promover o trabalho digno recai sobre os estados, através de leis e políticas sociais e laborais. No entanto, a monitorização dessas políticas assenta, em geral, em indicadores de natureza legislativa e política, sem considerar as experiências individuais dos trabalhadores. Esta abordagem, apesar de meritória, não envolve a avaliação das perceções individuais do/ass trabalhadores/as sobre a presença de indicadores de trabalho digno no seu contexto laboral. Este projeto visa produzir e disseminar conhecimento sobre a perceção do trabalho digno na classe profissional docente da educação pré-escolar e do ensino básico e secundário. Tem por objetivo contribuir para a compreensão da importância de cada um dos domínios envolvidos na construção do trabalho digno na profissão docente, em linha com o ODS 4 e 8. Neste sentido tem como objetivos específicos: avaliar a perceção que os/as docentes têm do seu trabalho utilizando os indicadores do conceito de trabalho digno (proposto pela OIT e que integram os ODS); avaliar a perceção que os/as futuros docentes (estudantes finalistas dos mestrados de habilitação profissional para a docência) têm do seu trabalho digno (proposto pela OIT e que integram os ODS); identificar as diferenças nas perceções sobre o trabalho digno na profissão docente em função de variáveis associadas ao estatuto profissional (ex. professores/as e estudantes/futuros professores/as), em função (ex. antiguidade na carreira, do nível/niveis de educação e ensino, funções exercidas, tipo vínculo laboral), ao contexto organizacional (ex. tipo de escola/agrupamento, ensino público/privado) e ao nível individual (ex. idade, agregado familiar, zona de residência/local de trabalho), avaliando, também, a relação entre a perceção do trabalho digno, a realização de tarefas consideradas como ilegítimas e variáveis psicológicas associadas ao bem-estar, nomeadamente o engagement e a satisfação no trabalho. Os resultados obtidos visam ampliar o conhecimento teórico sobre o trabalho digno na profissão docente e junto de estudantes/futuros docentes, além de possibilitar reflexões para intervenções em diversos níveis. Ao nível dos contextos de trabalho dos docentes nas escolas/agrupamentos, com vista à elaboração de recomendações para a implementação de medidas e acções para melhorar as condições de trabalho dos docentes, para fortalecer o desenvolvimento profissional. bem como para prevenir os efeitos negativos no bem-estar dos doce tes.. Ao nível das IES envolvidas na formação inicial de professores, propondo ações que ajudem os/as estudantes/futuros docentes a compreender suas e pectativas em relação à profissão e aos contextos de trabalho. Num contexto mais amplo, ao nível da intervenção na definição dos aspetos relativos à profissão e carreira profissional pretende-se que os resultados do presente projeto possam sugerir recomendações para a criação de mecanismos e ações que favoreçam a participação dos/as docentes na definição dos aspetos relacionados com os seus contextos de trabalho e de carreira profissional. Ao nível da sociedade em geral procura-se dar um contributo para o melhor esclarecimento dos aspetos associados ao trabalho digno na profissão docente visando fortalecer a imagem e o papel do/a professor/a na melhoria das condições de trabalho e da qualidade do ensino em geral.