Journal
O presente relatório perspectiva o plano de ação traçado e levado à prática pela
mestranda ao longo de um ano de estágio, subdividido em duas valências: a creche
e o pré-escolar.
A experiência em contexto educativo foi complementada pelas aulas teórico-práticas da
Unidade Curricular (U.C) de Prática Pedagógica Supervisionada, que contribuiu para o
desenvolvimento de competências de observação, a planificação, a ação, a avaliação e a
reflexão.
Ao longo de todo este documento, vão ser feitas referências à imagem da criança
como um ser competente, capaz e criativo, pelo que deverá, acima de tudo ser respeitado e
integrado nos vários processos sociais, culturais e educativos. A visão da mestranda assenta
em pedagogias participativas, de raiz construtivista, referindo assim que a aprendizagem
realizada individualmente pela criança é importante mas é sobretudo um processo que tem
de ser concretizado em comunidade, onde o educador assume o papel de observador,
orientador e estimulador da imaginação e criatividade das crianças. Os primeiros anos de
vida de uma criança pequena são favoráveis para as ajudar a estabelecer uma base sólida
no que diz respeito às relações de confiança e sociais. Assim, a educação de infância tem
um papel crucial na construção e manutenção destas relações uma vez que esta constitui
uma etapa relevante na formação do seu percurso de vida.
A futura educadora pretende demonstrar a aprendizagem, crescimento e evolução
bem como todo o caminho que tem ainda a percorrer.
This report perspective the plan of action outlined by the graduate student over a
year of internship. This report takes place in two different places: day care
and pre-school. The experience in an educational
context was complemented by theoretical-practical course (U.C) of Supervised Pedagogic
Practice, which contribute to the development of skills such as observation, planning,
action, evaluation and reflection.
Throughout this document, references to the image of the child will be made as a
competent, capable and creative being. Children should also be respected and integrated in
different contexts: social, cultural and educational. The vision of the master's degree is
based on participatory pedagogies, specifically the constructivist, which is based on the
concept that individual learning by the children is important but is mostly a process done
in community, where the teacher assumes the role of observer, advisor and stimulator of
the children creativity and imagination. The early years of a child are favorable to help
them to establish solid social and trust relationships. The childhood educator has a crucial
role in building and maintaining these relationships since this is the first stage of training
in their life path.
The future educator wants to demonstrate what she have learned, grew and how she
evolved but also everything still has to learn.
Mónica Alexandra Cabral de Melo
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201613808