Journal
O Relatório de Estágio, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º
e 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende ser um reflexo da prática educativa
realizada e um contributo para a formação pessoal e profissional da
mestranda, caracterizando-se por uma atitude crítica, reflexiva e investigativa.
A revisitação e a análise refletida da ação, e das opções didático-pedagógicas
que a orientaram, permitiram traçar um percurso para a melhoria das práticas
educativas, determinante para o desenvolvimento da identidade docente.
Desta experiência, salienta-se, por um lado, o trabalho realizado em par
pedagógico, em todos os momentos do ciclo da supervisão, que potenciou
momentos de debate e de reflexão – e, consequentemente, uma prática
informada, criativa e rigorosa, fundamentada em princípios e valores
partilhados. Por outro lado, destaca-se também a influência da filosofia do
Movimento da Escola Moderna na conceção e implementação da Prática
Educativa Supervisionada (PES), o que contribuiu ainda para a valorização da
colaboração entre todos os atores envolvidos neste palco que é a ação
educativa.
Ao longo da PES, o par pedagógico privilegiou situações de ensino e de
aprendizagem que favorecessem a cooperação e a comunicação bem como
atividades que adequadas às necessidades do contexto educativo e aos
interesses das crianças, baseada numa relação horizontal entre professores e
alunos.
Deste modo, a PES, sustentada num exercício de constante articulação
entre teoria e prática, constituiu uma oportunidade de experienciar os
desafios da docência e de compreender como é que esta pode concorrer para
uma sociedade mais justa, livre e democrática.
The Training Report prepared under the Masters in Teaching in Basic
Education - Primary and Lower Secondary Education, aims to be a reflect on
the conducted educational practice and a contribution to the personal and
professional development of this graduate student, being characterized by a
critical, reflective and investigative attitude. The revisitation and reflected
analysis on the action and on the didactic and pedagogical options that guided
it, allowed tracing a path to improve educational practices, crucial for the
development of teaching identity.
From this experience, one is to stress, on the one hand, the work done in
the form of teaching couple, at all times of the supervision cycle, which
potentiated moments of debate and reflection - and thus an informed,
creative and accurate practice, based on shared principles and values. On the
other hand, one also highlights the influence of the Modern School
Movement philosophy in the design and implementation of the Supervised
Educational Practice (SEP), which also contributed to the enhancement of
cooperation among all players involved in the stage that is the educational
act.
Along SEP, the teaching couple favoured teaching and learning situations
that would promote cooperation and communication as well as appropriate
activities to attend the needs of the educational context and the best
interests of the children, based on an horizontal relationship between
teachers and students.
Thus, founded on an exercise of constant articulation between theory and
practice, provided an opportunity to experience the challenges of teaching
and to understand how this can contribute to a truly free, fair and democratic
society.
Marília Silva Fernandes
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201273276