Journal
O presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever e refletir sobre a Prática
de Ensino Supervisionada, no âmbito da unidade curricular de Integração Curricular:
Prática Educativa e Relatório de Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
A prática desenvolvida reflete o resultado de um percurso de formação desde a
Licenciatura em Educação Básica até ao Mestrado, num permanente exercício crítico,
reflexivo e investigativo, onde se procurou mobilizar e articular saberes científicos,
didáticos e pedagógicos.
Assim, descreve-se e reflete-se sobre vivências e experiências desenvolvidas ao
longo da prática educativa, atendendo a um quadro teórico e legal e uma análise do
contexto e das práticas, que potenciaram o encadeamento e o amadurecimento dos
saberes profissionais em estreita relação com os saberes experienciados.
No desenvolvimento da prática pedagógica, a metodologia de investigação-ação
norteou a conduta do formando ao traduzir-se numa espiral cíclica de observação,
planificação, ação e reflexão, cuja dinâmica permite a construção de conhecimentos
sólidos que sustentam o desenvolvimento da profissionalidade docente.
Neste processo formativo, o formando atribuiu uma especial importância aos
momentos de reflexão partilhada com os Professores envolvidos nesta formação, bem
como o par pedagógico que permitiram a partilha de saberes e de experiências com
reflexos na transformação e melhoramento das práticas.
No final deste percurso, consciente do empenho e da determinação aplicados
ao longo do percurso formativo, o mestrando evidencia a importância de um ensino
com significado e globalizante para o estudante, e que possa dar sentido à expressão
“assas para poder voar”.
This Training Report aims to describe and reflect on the Supervised Teaching Practice,
within the course of Integração Curricular: Prática Educativa e Relatório de Estágio,
part of the Master Degree in Ensino dos 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
The developed practice reflects the result of a training course since the Bachelor
in Basic Education to the Master degree, in a permanent critical, reflective and
investigative exercise, where it sought to mobilize and articulate scientific, didactic and
pedagogical knowledge.
Therefore, is described and reflected on practices and experiences developed
throughout the educational practice, supported by a theoretical and legal framework
and an analysis of the context and practices, which boosted the chaining and the
ripening of professional knowledge closely with with experiential knowledge.
The development of educational practice, the research-action methodology
guided the conduct of the trainee in a cyclical spiral of observation, planning, action
and reflection, whose dynamics allowed the construction of solid knowledge that
supported the development of the teaching profession.
In this formation process, the trainee teacher attached particular importance to
shared moments of reflection with teachers involved in training and with the
pedagogical pair that allowed the sharing of knowledge and experiences reflected in
the transformation and improvement of practices.
At the end of this path, aware of the commitment and determination applied
throughout the training course, the trainee teacher highlights the importance of
teaching meaningful and globalizing to the student, if and can give meaning to the term
"wings to fly."
João Pedro de Sousa Rodrigues
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201267101