Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional situa-se no
contexto de Educação Pré-Escolar, tendo como propósito revelar o que foi sendo
realizado no Centro Social da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda ao longo de quatro
meses em contexto de creche.
A prática educativa sustentou-se num quadro teórico-concetual de referência,
com vista à construção de saberes para a Educação de Infância, pelo compromisso e
responsabilização progressiva da ação docente, tendo sido encarado como um momento
de singular importância.
O contexto de formação assumiu-se, portanto, como um lugar privilegiado de
articulação entre teoria e prática, onde o processo de ensino e aprendizagem ficou
pautado por intencionalidades educativas com vista ao desenvolvimento integral de cada
criança, bem como para a construção de saberes e competências profissionais.
No âmbito da investigação-ação e associada à observação, à planificação, à
avaliação e à ação propriamente dita, esteve sempre presente a comunicação e a
articulação, pois são estas etapas interligadas que revelam a intencionalidade do
processo educativo que carateriza a intervenção profissional do educador. A reflexão
evidenciou-se também fulcral, pois só mediante uma reflexão na ação e sobre a ação é
possível uma introspeção pessoal, despoletando uma compreensão mais sustentada da
ação, facilitando a tomada de decisões conscientes.
Salienta-se, ainda, a importância de uma formação profissional ao longo da vida,
de modo a potenciar o desenvolvimento de uma atitude perante a Educação cada vez
mais crítica, indagadora e reflexiva, em prol do desenvolvimento de cada criança.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present Final Report of Professional Qualification is situated in the context
of pre-school education, with the purpose to reveal what was being held at the Centro
Social da Paróquia Nossa Senhora da Ajuda over four months in the context of
childcare. The educational practice was held on a theoretical-conceptual frame of
reference, with a view to building knowledge for Childhood Education, the commitment
and progressive responsibility of the teaching action, having been seen as a moment of
singular importance.
Therefore the training context was assumed as a privileged place of articulation
between theory and practice, where the teaching and learning process was guided by
educational intentions with a view to the full development of each child, as well as for
the construction of knowledge and professional skills.
In the investigation-action and associated with the observation, planning,
evaluation and the action itself, the communication and articulation were always
present, as these connected steps are the ones that reveal the intent of the educational
process that characterizes the professional intervention of the educator. The reflection
also revealed to be crucial, because only through a reflection in action and on action is
possible for a personal introspection, triggering a more sustained understanding of the
action, facilitating the making of conscious decisions.
It also underlines the importance of vocational training throughout life, in order
to promote the development of an attitude towards Education increasingly critical,
questioning and reflective, for the development of each child.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente documento de qualificação profissional emerge no âmbito da
Unidade Curricular de Prática Pedagógica Supervisionada, inserida no Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pretende-se evidenciar os
contributos que a prática pedagógica desenvolvida, nos dois contextos, e a unidade
curricular supracitada despoletaram na formação da mestranda ao nível do seu
desenvolvimento pessoal e profissional.
As práticas educativas foram sustentadas num quadro teórico concetual e
legal, com o pressuposto de desenvolver e construir os conhecimentos que qualificam
para a docência e para o perfil específico de desempenho profissional na educação
pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 240 e 241/2001, 30 de
agosto). Neste sentido, a mestranda sustentou a sua prática na metodologia de
investigação-ação, possibilitando a articulação de saberes e atitudes orientadoras da
sua ação educativa, num espiral de ciclos que contemplaram a observação,
planificação, ação, avaliação e reflexão, que melhoraram as suas práticas e as
aprendizagens dos alunos (Latorre, 2008).
Nesta sequência de ideias, os contextos de formação revelaram-se excelentes
focos de aprendizagem ao proporcionar à mestranda uma prática reflexiva que
valorizou a construção pessoal do conhecimento e, simultaneamente, permitiu
desenvolver a co-construção dos saberes integrais das crianças (Oliveira & Serrazina,
2002). Todavia, a mestranda tem consciência que os conhecimentos teóricos que
resultaram do seu percurso académico e que foram mobilizados e integrados durante
a prática pedagógica necessitam de ser constantemente atualizados e
(re)equacionados através da formação ao longo da vida. Assim, torna-se
imprescindível uma formação continuada, flexível e participada numa perspetiva de
educação permanente (Formosinho &Araújo, 2011).
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present professional qualification document emerges within the
Supervised Teaching Practice Unit, inserted in the Master in Pre-School Education and
Teaching of the 1st Cycle of Primary Education. It is intended to highlight the
contributions that the pedagogical practice developed in both contexts, and the above
course triggered on the formation of the Master degree student at the level of
personal and professional development.
The educational practices were sustained in a conceptual and legal theoretical
framework, with the assumption to develop and build the qualifying knowledge for
teaching and for the specific profile of professional performance in the pre-school
education and in the 1st Cycle of Primary Education (Decree Law Nr. 240 and
241/2001, August 30th). In this sense, the Master degree student supported her
practice in research-action methodology, enabling the articulation of knowledge and
guiding attitudes of her educational action, in a spiral of cycles that contemplated the
observation, planning, action, evaluation and reflection, which have improved her
practices and the students’ learning (Latorre, 2008).
In this sequence of ideas, the training contexts proved to be excellent learning points
in providing to the Master degree student a reflective practice which enhanced the
personal construction of knowledge and, simultaneously, allowed to develop a coconstruction
of the children integral knowledge (Oliveira & Serrazina, 2002).
Nevertheless, the Master degree student is aware that the theoretical knowledge from
her academic course and which were mobilized and integrated during teaching
practice need to be constantly updated and (re) equated through lifelong learning.
Thus, it is essential a continuous, flexible and participated training, in a permanent
education perspective (Formosinho & Araújo, 2011).
Silvana Maria Moreira Barbosa do Amaral
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201275643