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Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Resultante de um protocolo entre a Escola Superior de Educação do
Porto e a Escola Básica das Antas, a prática pedagógica supervisionada
refletida no presente relatório foi desenvolvida no Jardim de Infância desta
instituição.
Tendo como principal objetivo o desenvolvimento de competências
profissionais para a Educação Pré-Escolar, a unidade curricular de prática
pedagógica supervisionada coloca o estudante num contexto real de
aprendizagem, no qual terá de desenvolver saberes próprios da profissão,
construindo uma atitude reflexiva e investigativa apoiada em pressupostos
teóricos relevantes para a sua formação.
Neste sentido, o relatório de estágio de qualificação profissional é um
instrumento que surge como resultado de todo o trabalho desenvolvido ao
longo da prática pedagógica supervisionada pelos estudantes em formação.
Este reflete não só algumas das estratégias desenvolvidas pela estudante ao
longo do seu estágio profissional, mas integra também um conjunto de
reflexões, quer individuais quer realizadas em cooperação com outros
intervenientes no processo de formação.
Este relatório reflete a metodologia de investigação-ação pela qual a
estudante enveredou. Esta metodologia permitia à mestranda ter em conta os
constrangimentos que surgiam das suas práticas para, posteriormente, através
de reflexões sustentadas em pressupostos teóricos pertinentes, conseguir
ultrapassá-los e consequentemente melhorar as suas intervenções.
Em suma, neste documento a estudante revela as transformações que
decorreram quer da análise das suas estratégias pedagógicas, quer das suas
competências enquanto futura profissional de educação que permitiram
enriquecer a sua formação.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: A realização deste relatório surge como requisito parcial para a obtenção de
grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico, habilitando para a docência num perfil duplo. Neste sentido, a
estudante realizou dois estágios profissionais: um na educação pré-escolar,
com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos; e
outro no 1º ciclo do ensino básico, com uma turma do 3º ano de escolaridade.
Durante a prática pedagógica supervisionada em ambos os contextos, a
estudante adotou a metodologia de investigação-ação que engloba várias fases
interligadas: a observação, a planificação, a reflexão e a avaliação. Esta
metodologia permitiu à mestranda observar e refletir sobre as suas práticas
para, através da reflexão, reajustá-las e melhorar as suas ações futuras.
Os estágios realizados contribuíram para o crescimento da estudante, que
se confrontou com as especificidades da profissão docente, encarando-as com
vista ao seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Consciencializando-se da importância de determinadas estratégias
pedagógicas, a mestranda reconheceu o papel do educador/professor no
desenvolvimento das crianças. Estratégias como a aprendizagem cooperada, a
motivação, o diálogo, o apoio e acompanhamento aos alunos, enriquecem a
relação pedagógica e beneficiam o crescimento das crianças.
Espelhando assim a metodologia de investigação-ação desenvolvida, este
documento evidencia o percurso da estudante ao longo do seu período de
formação. Desta forma, explicitam-se as potencialidades e os
constrangimentos que sentiu e as estratégias que adotou, de modo a contornar
as exigências do processo de ensino e aprendizagem.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: Result of an agreement between Escola Superior de Educação do Porto
and Escola Básica das Antas, the supervised teaching practice, reflected in this
report, was developed in the kindergarten of this institution.
Having as main goal the professional skills development for Pre school
Education, the supervise teaching practice subject puts the student in a real
learning context, in which you have to develop self knowledge of the
profession, building a reflective and investigative attitude supported by
theoretical assumptions relevant to their training.
In doing so, the professional qualification work placement report is an
instrument that appears as result of all developed work during supervised
teaching practice by students in training. This reflects not only some
developed strategies by student during the work placement, but also integrates
a range of reflections, whether individuals or carried out in cooperation with
another participants in the training process.
This report reflects the investigation-action methodology followed by
the student. This methodology allowed the master’s degree student to take into
account the inhibitions that arose from their practices to, subsequently,
(through sustained reflections on relevant theoretical assumptions), get pass
through them and consequently improve their interventions.
In summary, in this document the student reveals the transformations
that passed off, whether from the analysis of their teaching strategies, or from
their skills as long as future education professional that allowed to improve
their training.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The execution of this report comes as a partial requirement for obtaining
master's degree in Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education,
enabling for a dual teaching. In this way, the student conducted two learning:
one in preschool education, with a group of children aged between 3 and 5
years, and another in the 1st Cycle of Basic Education, with a 3rd grade class.
During the supervised teaching practice in both contexts, the student
adopted the methodology of action- research that embraces several related
phases: observation, planning, reflection and evaluation. This methodology
allowed the graduate student to observe and reflect on about there’s practices
and, through reflection, readjust them and improve their future actions.
The internships contributed to the growth of the student, who was
confronted with the teaching profession particularities, staring at them as
personal and professional development view.
Being aware the importance of certain pedagogical strategies, master
student acknowledged the role of the educator/teacher on children's
development. Strategies such as cooperative learning, motivation, dialogue,
support and assistance to the students, enrich the pedagogical relationship
and benefit the growth of children.
Reflecting the developed action-research methodology, this document
shows the path the student throughout during their training period. There for,
this describes the potential and the constraints felt and strategies adopted in
order to circumvent the requirements of the teaching and learning process
Filipa Isabel Pereira Moreira
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201355167