Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente Relatório de Estágio de Qualificação Profissional, realizado no âmbito do 2º Ciclo de estudos, nomeadamente do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, foca-se na valência do Jardim de infância, no âmbito da educação pré-escolar. O mesmo tem como intenção revelar, analisar e descrever as ações desenvolvidas na EB1/JI de S. Roque da Lameira, no período compreendido entre fevereiro e junho do corrente ano, apresentando a sua contribuição para o desenvolvimento de diversas competências, de cariz profissional e pessoal, na formanda.
Todo o relatório segue as perspetivas dos modelos construtivistas e socioconstrutivistas, nomeadamente o High-Scope e o Movimento da Escola Moderna (MEM), apresentando a criança como um agente ativo da sua aprendizagem e o educador como um investigador da sua prática. Toda a ação educativa pretendeu assim dar voz às crianças, concedendo-lhes uma participação ativa no seu processo de aprendizagem, ao mesmo tempo que vai desenvolvendo a sua criatividade, autonomia e espírito de cooperação. A criança sente-se assim valorizada, apoiada e ouvida.
O presente relatório tem, ainda, como objetivo promover e analisar o desenvolvimento de competências específicas, inerentes ao desenvolvimento pessoal e profissional do educador de infância, referidas no Decreto-Lei n.º241/2001. Para o desenvolvimento destas competências a formanda recorreu à metodologia de investigação-ação, facilitando o processo reflexivo inerente.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This Report of Professional Qualification Stage, conducted within the 2nd cycle of studies, in the master degree in preschool and primary school education of the Escola Superior de Educação of Instituto Politécnico do Porto, focused on preschool education. This report has the intention of reveal, analyze and describe the actions developed in EB1/JI de S. Roque da Lameira, for four months, between February and June of the current year, presenting the contribution for the development of several skills, professional and personal nature of the student.
All the report has the perspectives of the constructivist and social constructivist models, namely High-Scope and Movement of Modern School, who presents the child as an active agent of his learning and the educator as a researcher of his practice. All the educative action has the intention of giving to all the children a voice, giving them an active participation on their learning process and at the same time, the children develops their creativity, autonomy and cooperation spirit. The child feels valued, supported and heard.
This report has, also, the objective to promote and analyze the development of specific skills, inherent to early childhood educators’ personal and professional development, referred in the Decreto-Lei nº241/2001. For the development of these skills, the student appealed to the action-research methodology, facilitating the inherent reflexive process.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de
Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do primeiro Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico do Porto, tendo em conta a prática educativa presente
desenvolvida ao longo do terceiro semestre de estudos.
Na sua prática pedagógica, a formanda teve sempre em consideração
a metodologia de investigação-ação, como fator de interpretação das suas
práticas, através de uma prática reflexiva promotora de alterações na ação. As
estratégias utilizadas permitiram a construção de uma identidade profissional
reflexiva e investigativa, bem como competências socioprofissionais e
pessoais que vão ao encontro dos princípios emanados no perfil geral de
desempenho docente (decreto-lei n.º240/2001 de 30 de agosto).
Neste sentido, o presente relatório de estágio de qualificação
profissional foi elaborado com a intenção de descrever e analisar o trabalho
desenvolvido pela formanda ao longo da sua prática pedagógica. Serão
exploradas questões de teor legal e teórico, bem como outras fulcrais para a
prática docente como a diferenciação pedagógica e a articulação curricular,
por exemplo. São ainda analisados conteúdos relacionados com as ações do
professor, como a observação, a planificação, a ação e a avaliação (espiral de
investigação-ação).
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This Report of Professional Qualification Stage was conducted as part
of the scope of the Course Unit (CU) of the Supervised Pedagogical Practice of
Masters’ in Preschool Education and Teaching 1. º Cycle of Basic Education in
Escola Superior de Educação do Porto, having in consideration the educational
practice developed during the third semester of studies.
In her pedagogical practice, the trainee had always in consideration
the methodology action research, as a factor of interpretation in the practice,
through a reflexive practice that allows changes in the action. The strategies
used allowed a construction of a reflexive and investigative professional
identity, as a socio-professional and personal skills, which are the principals
issued in the General Profile of Professional Performance (Decree-law
nº240/2001 of August 30).
In this way, the report of professional qualification internship was
elaborated with the intension of describe and analyze the work developed by
the trainee during the pedagogical practice. It will be explored legal and
theoretical questions, as other important questions in the professional
practice like adaptive education and curricular articulation. It will be also
analysed contents related to the teacher actions, as observation, planning,
action and evaluation (spiral of action research).
Dulce Catarina Brito Ferreira Marques
Publicação
Ano da publicação: 2015
Identificadores
ISSN: 201358557