Journal
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio de qualificação profissional tem como objetivo relatar as dificuldades e conquistas pelas quais a mestranda passou durante a prática pedagógica supervisionada no pré-escolar, no decorrer do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Porto. Este relatório descreve algumas das atividades desenvolvidas, as estratégias de formação e desenvolvimento profissional às quais a mestranda fez recurso, bem como os diversos modelos curriculares onde se apoiou para criar o seu próprio modelo. A mestranda desenvolveu ainda as relações jardim-de-infância- família bem como as relações com a equipa educativa.
Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: This report stage of qualification aims to report the difficulties and achievements for which the graduate student spent during supervised teaching practice in pre-school, during the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education in Escola Superior de Educação do Porto. This report describes some of the activities, strategies for training and professional development to which the graduate student did feature as well as the various curricular models which relied to create her own template. The graduate student also developed relations kindergarden-family as well as relations with the educational team.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Na sequência da realização da Unidade Curricular de Prática
Pedagógica Supervisionada no 1ºCiclo do Ensino Básico, inserida no ciclo
de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do
Ensino Básico, surge este relatório que apresenta o desenvolvimento da
prática pedagógica em duas valências: em Educação Pré-Escolar e Ensino
do 1ºCiclo Ensino Básico.
Este relatório explana as bases que sustentaram as ações da
mestranda nos dois estágios de qualificação profissional. Sendo essas
conduzidas pelo princípio metodológico investigação-ação tornando-se
relevante no desenvolvimento pessoal e profissional da mestranda. Neste
sentido, a observação, planificação, ação e reflexão foram etapas que
sustentaram o crescimento formativo da mestranda nos contextos de
estágio.
A mobilização e a articulação de saberes científicos, pedagógicos,
didáticos e culturais, promoveram a construção de um perfil docente
hábil na prática e na reflexão crítica. Deste modo, este percurso formativo
permitiu a compreensão dos processos de ensino e de aprendizagem, pela
prática refletida, estimulando a construção do conhecimento. Nesta
compreensão, a mestranda desenvolveu conhecimentos na utilização de
instrumentos que empreendem e mobilizam estratégias capazes de
motivar os alunos e de responder com eficácia à missão da escola e às
exigências sociais. Porém, além desta preparação para os desafios dos
contextos, o professor deve ter sempre presente a necessidade da
formação ao longo da vida, no sentido de acompanhar a evolução social e
geracional.
Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: Following the completion of the courses of Teaching Practice
Supervised the First Basic Cycle of Education, inserted into de cycle in
the Masters in Preschool Education and First Basic Cycle of Education
Teaching, comes this report that presents the development of teaching
practice in two valences: in Preschool Education and the First Basic Cycle
of Education Teaching.
This report explains the basis on which the graduate student
expounded her actions during the two traineeships of qualification. Those
were conducted by the methodological principle research-action, present
during the whole process, being relevant to the graduate student’s
personal and professional developments. In this sense, observation,
planning, action and reflection or evaluation were steps that supported
the graduate student training’s growth in the contexts of traineeship.
The mobilization and articulation of scientific, pedagogical, didactic
and cultural knowledge, promoted the construction of a skilled teacher
profile in practical action and critical reflection. Thus, this formation
process allowed the understanding of the process of teaching and
learning practice reflected by stimulating the construction of knowledge.
This way, the graduate student has developed expertise in the use of
instruments that undertake and mobilized strategies to move worlds, as
this is the world that she will have to face. Beyond preparation for the
challenges of contexts, the teacher must have in mind the need for
lifelong training, in order to keep up with social and generational
evolution
Ana Rita Moita Craveiro
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201173220