Journal
O presente relatório de estágio configura-se como o requisito parcial para a
obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico. Apresenta o objetivo fulcral de refletir, de forma indagadora e
problematizadora, sobre o desenvolvimento profissional da mestranda,
emergente da concretização do estágio profissionalizante nos contextos de
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico.
No relatório serão abordados quais os pressupostos teóricos e legais que
fundamentaram a prática pedagógica da mestranda em ambos os níveis
educativos, assim como o modo como estes foram mobilizados pela mesma. A
metodologia de investigação-ação constituiu o pilar do desenvolvimento
profissional, pessoal e social da formanda, possibilitando que esta adotasse uma
postura investigativa, crítica e reflexiva, com vista ao melhoramento do
processo de ensino e aprendizagem. Nesta linha de raciocínio, a ação educativa
desenvolvida pela mestranda obedeceu a um processo cíclico, através da
articulação das etapas de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação.
Importa salientar, ao longo do estágio, a mestranda procurou que a sua ação
pedagógica mobilizasse características inerentes ao paradigma socio
construtivista, no qual a criança desempenha o papel crucial na ação.
Face ao exposto, o estágio profissionalizante desenvolvido em ambos os
contextos educativos caracterizou-se por ser a força motriz para que a
mestranda desenvolvesse, construtivamente, as competências profissionais
inerentes a um perfil docente duplo. Assim, a mestranda tomou consciência
acerca das semelhanças e contrastes evidenciados pelos dois níveis educativos,
valorando a importância de uma sequencialidade entre estes. Em suma, a
formação permitiu o início da aprendizagem do que é ser educador e professor
e a consciencialização da essência da missão de educar.
The current internship report is envisaged as a partial requirement for
obtaining the master’s degree in Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of
Basic Education. It reports the professional evolution of the graduate student in
a questionable and problematic manner, as a result of the professionalizing
internship in the contexts of Preschool Education and Teaching 1.º Cycle of
Basic Education.
In this report it will be approached which of the theoretical and legal
assumptions gave grounds to the pedagogical practice in both of the educational
levels, and the way they were mobilized by graduate student. The methodology
of action-research gave birth to the pillar of the professional, personal and social
development which led the graduate student to adopt a researchable, critical
and reflective posture, aiming the improvement of the teaching and learning
process. Within this line of thoughts, the educational action developed by the
graduate student obeyed to a cyclical process through the articulation of the
observation, planning, action, reflection and evaluation stages. It is important
to enhance that the graduate student sought to make a pedagogical action to
mobilize the inherent features to the social-constructivist paradigm in which the
child performs the key role in the action.
In this light the professionalizing internship developed in both educational
contexts was characterized by being the driving force for the graduate student
to develop the inherent professional skills to a double teaching profile.
Therefore, the graduate student took consciousness about the resemblances and
contrasts evinced by both of the educational levels, valuating/appreciating the
importance of a sequentiality between them. In conclusion, the training allowed
the beginning of the learning being an educator and a professor is, and the
awareness of the essence of the mission of educating.
Diana Soraia Lopes Teixeira
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201174537