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presente relatório – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – reflete as
experiências e conhecimentos desenvolvidos, resultantes da prática
pedagógica supervisionada desenvolvida em dois contextos de estágio:
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, a estudante
teve como objetivo descrever, compreender e refletir acerca do processo de
prática segundo o desenvolvimento de capacidades e competências
substanciais à prática docente.
Enquanto (futura) profissional de educação, verifica-se pertinente a
mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos ao
longo da formação inicial para que se torne exequível uma prática sustentada.
Similarmente, o docente, baseando-se em quadros teóricos e concetuais
(amplificados de forma subjetiva e continuada), desenvolverá a sua forma
pessoal de pensar e agir nos contextos de práticas reais visando a inclusão e
equidade educativas, e a colaboração profissional e reflexiva.
Conforme a metodologia de investigação-ação (constituída por várias
etapas interligadas – observação, planificação, ação e avaliação, reflexão), a
ação da mestranda desenvolveu-se de forma cíclica e articulada, numa
perspetiva construtivista – e holística – do conhecimento a erigir pelas
crianças (atores centrais do processo) ressalvando-se, igualmente, a
pertinência dos demais instrumentos orientadores elaborados no decorrer da
ação.
Concludentemente, os estágios desenvolvidos nos dois contextos facultaram
a edificação de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, promotora
da tomada de decisões em contexto de prática reafirmando-se competências
profissionais e pessoais e valorando-se, efetivamente, a formação ao longo da
vida para aquele que se constitui um docente generalista.
Ana Rita Vieira dos Reis
Publicação
Ano da publicação: 2013