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O presente relatório – requisito parcial para obtenção do grau de mestre em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – reflete as
experiências e conhecimentos desenvolvidos, resultantes da prática
pedagógica supervisionada desenvolvida em dois contextos de estágio:
Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com efeito, a estudante
teve como objetivo descrever, compreender e refletir acerca do processo de
prática segundo o desenvolvimento de capacidades e competências
substanciais à prática docente.
Enquanto (futura) profissional de educação, verifica-se pertinente a
mobilização de saberes científicos, pedagógicos e culturais, adquiridos ao
longo da formação inicial para que se torne exequível uma prática sustentada.
Similarmente, o docente, baseando-se em quadros teóricos e concetuais
(amplificados de forma subjetiva e continuada), desenvolverá a sua forma
pessoal de pensar e agir nos contextos de práticas reais visando a inclusão e
equidade educativas, e a colaboração profissional e reflexiva.
Conforme a metodologia de investigação-ação (constituída por várias
etapas interligadas – observação, planificação, ação e avaliação, reflexão), a
ação da mestranda desenvolveu-se de forma cíclica e articulada, numa
perspetiva construtivista – e holística – do conhecimento a erigir pelas
crianças (atores centrais do processo) ressalvando-se, igualmente, a
pertinência dos demais instrumentos orientadores elaborados no decorrer da
ação.
Concludentemente, os estágios desenvolvidos nos dois contextos facultaram
a edificação de uma postura profissional, reflexiva e investigativa, promotora
da tomada de decisões em contexto de prática reafirmando-se competências
profissionais e pessoais e valorando-se, efetivamente, a formação ao longo da
vida para aquele que se constitui um docente generalista.
The present report – partial requirement to obtain the master's degree in
Preschool Education and Primary Education – reflects the experience and
expertise developed as a result of pedagogical practice supervised developed in
two contexts of internship: Preschool Education preschool and Primary
Education. In fact, the student had as objective to describe, understand and
reflect on the process of practice according to the development of capacities
and substantial skills to teaching practice.
As a (future) professional in education it is relevant mobilize scientific,
cultural and pedagogical knowledge acquired along the initial formation to
make a sustained practice possible. Similarly, the teacher, based on theoretical
and conceptual frameworks (amplified in a subjective and continuing way),
will develop his personal form of thinking and acting in real practice settings
aiming the educative equity and inclusion, professional and reflective
collaboration.
Considering the investigation-action methodology (consisting of several
stages interconnected – observation, planning, action and evaluation,
reflection), the student’s actions were developed in a cyclic and articulate form
according to a constructivist – and holistic - perspective of the knowledge to
raise by the children (central actors in the process). It is also important to note
the relevance of the other guiding instruments drawn up in the course of the
action.
Conclusively, the practice developed in two contexts made possible the
construction of a professional, reflective and investigative attitude, promoter
of the taking decision in practical context reaffirming the professional and
personal skills and valuing, effectively, life-long learning for one who is a
generalist faculty.
Ana Rita Vieira dos Reis
Publicação
Ano da publicação: 2014
Identificadores
ISSN: 201165953