top-banner-image

Lançar o Olhar. Um relato sobre o trabalho desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Valbom

Journal Article

Seremos todos iguais face às aprendizagens? Porque será que há alunos/as que aprendem mais do que outros? Porque será que uns conseguem ter mais "sucesso do que outros? Porque será que há alunos/as que têm tantas dificuldades com a cultura escolar? Como conseguir que todos os alunos/as tenham "sucesso escolar"? Estas e outras questões fazem parte de todos os debates sobre a EDUCAÇÃO, dentro e fora da escola. O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos colocou mais e novos desafios às instituições escolares, nomeadamente pela necessidade de criar condições que ajudem os/as alunos/as a ultrapassar o seu mal-estar social, que decorre da falta de perspetivas de trabalho depois de completarem a escolarização e, ainda, da percepção de que a escola não garante mobilidade social. O contexto social a que pertence este agrupamento de escolas necessita de uma aposta em estratégias pedagógicas de diversificação, flexibilidade e qualidade das ofertas educativas, de forma a evitar o abandono escolar. Nesse sentido, a possibilidade de afetar mais com vocação para ajudar a garantir o cumprimento das metas europeias na universalização da escolaridade obrigatória foi um desafio de que NUNCA DESISTIMOS. info:eu-repo/semantics/publishedVersion

Maria José Araújo

Publicação

Ano da publicação: 2016

Identificadores

ISBN: 9789892058436

Títulos Alternativos