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Seremos todos iguais face às aprendizagens? Porque será que há alunos/as
que aprendem mais do que outros? Porque será que uns conseguem ter mais "sucesso
do que outros? Porque será que há alunos/as que têm tantas dificuldades com a cultura
escolar? Como conseguir que todos os alunos/as tenham "sucesso escolar"? Estas e outras
questões fazem parte de todos os debates sobre a EDUCAÇÃO, dentro e fora da
escola.
O alargamento da escolaridade obrigatória para 12 anos colocou mais e novos desafios às
instituições escolares, nomeadamente pela necessidade de criar condições que ajudem os/as
alunos/as a ultrapassar o seu mal-estar social, que decorre da falta de perspetivas de trabalho
depois de completarem a escolarização e, ainda, da percepção de que a escola não garante
mobilidade social. O contexto social a que pertence este agrupamento de escolas necessita de
uma aposta em estratégias pedagógicas de diversificação, flexibilidade e qualidade das ofertas
educativas, de forma a evitar o abandono escolar. Nesse sentido, a possibilidade de afetar mais
com vocação para ajudar a garantir o cumprimento das
metas europeias na universalização da escolaridade obrigatória foi um desafio de que
NUNCA DESISTIMOS.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Maria José Araújo
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISBN: 9789892058436