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Implementação de um programa de artes plásticas para a promoção da inclusão de alunos com Perturbações do Especto do Autismo

Journal

A aprendizagem cooperativa, através da qual os alunos se ajudam no processo de aprendizagem (Argyle, 1991; Balkcom, 1992; Johnson, Johnson, & Holubec, 1994) encontra nas artes plásticas um meio privilegiado de comunicação e estimulação sensorial. Este estudo visa examinar os efeitos da implementação de um programa de atividades cooperativas no âmbito das artes plásticas sobre o processo de inclusão de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) nas suas turmas de ensino regular, estando sobre análise: (i) o seu envolvimento e satisfação nas atividades dinamizadas; (ii) a interação estabelecida com os pares; (iii) e o apoio/ atitudes dos pares com desenvolvimento típico na relação com os colegas com PEA. Implementado em duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os efeitos do programa foram estudados, mediante a implementação de um estudo de caso único, tipo AB, com um desenho de múltiplas linhas de base. Para o efeito foram analisados registos de observação de seis crianças com autismo e de seis pares que compunham as díades de trabalho; e da entrevista aos professores das turmas. A socialização e desenvolvimento de atitudes positivas por parte dos alunos com desenvolvimento típico foi também aferida através de uma entrevista dirigida aos próprios. Os resultados são sugestivos de um global aumento da interação, do envolvimento e satisfação dos alunos com PEA – registando-se maior expressão destes indicadores aquando do uso de técnicas de teor mais sensorial (como monotipia, desenho, modelagem). O programa parece ter também promovido comportamentos mais apoiantes por parte dos pares na maximização da participação dos alunos com PEA - parecendo reforçar o reconhecimento das atividades artísticas cooperativas como promotoras de relações de interajuda e de mútuo conhecimento. Cooperative learning, whereby students help each other in the learning process (Argyle, 1991; Balkcom, 1992; Johnson, Johnson, & Holubec, 1994) finds in art a privileged means of communication and sensory stimulation. This study aims to examine the implementation effects of a cooperative based activities program within the fine arts on the process of inclusion of children with disorder of the Autism Spectrum (AS) in their mainstream classes, standing over analysis: (i) their involvement and satisfaction in streamlined activities; (ii) the established interaction with peers; (iii) and support / attitudes of typically developing peers in relation to colleagues with AS. Implemented in two classes of the 1st cycle of basic education, the program's effects was studied by the implementation of a single case study, AB type, with a multiple baseline design. For this purpose observation records were reviewed of six children with autism and six pairs that made up the dyad work; and interview the teachers of the classes. Socialization and development of positive attitudes of students with typical development were also assessed through an interview addressed to themselves. The results suggest an overall increase in interaction, involvement and satisfaction of students with AS - recording a higher expression of these indicators during the use of the more sensory content of techniques (such as Monotype, drawing, modeling). The program seems to have also promoted more supporters behaviors by peers in maximizing the participation of students with AS - seeming to enhance the recognition of the artistic cooperative activities as promoting mutual aid relationships and mutual understanding.

Maria da Conceição Oliveira Duarte

Publicação

Ano da publicação: 2015

Identificadores

ISSN: 201037599

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