top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório tem como principal objetivo realizar uma análise retrospetiva da Prática Educativa Supervisionada, pretendendo-se que sejam explorados o percurso formativo da mestranda e o modo como o estágio, realizado em contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, contribuiu para a construção e desenvolvimento de competências profissionais e pessoais. Assim, primeiramente, serão abordados os pressupostos teóricos e legais que estiveram na base da formação profissional para que o saber, aliado ao saber fazer, possibilitasse a construção e a reconstrução de conhecimentos teóricos e práticos tendo em vista a constante melhoria das práticas e a satisfação dos interesses e necessidades das crianças, numa perspetiva socioconstrutivista da educação. Para que tal aconteça é necessário possuir um minucioso conhecimento do contexto e das características dos grupos, para que a prática adquira um verdadeiro significado e intencionalidade. Pretende-se, igualmente, que este relatório constitua uma análise crítica e reflexiva da ação, sendo, por esse motivo, apresentadas algumas das atividades desenvolvidas nos dois contextos, que representaram momentos significativos de aprendizagem quer para as crianças, quer para a mestranda, sendo sempre acompanhadas dos conhecimentos teóricos e didáticos necessários à sua concretização. Por último, importa destacar a importância da adoção de uma atitude investigativa, alicerçada nos pressupostos da metodologia de investigação-ação, onde a colaboração desempenha um papel preponderante ao permitir a reflexão partilhada e um olhar crítico sobre as práticas, tendo em vista a sua constante melhoria. The main objective of this report is to carry out a retrospective analysis of the Supervised Educational Practice, exploring the training path of a master's degree student and the way the stage carried out, in the context of Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education, contributed to the construction and development of professional and personal skills. Thus, first, the theoretical and legal assumptions that underlie professional training will be addressed so that knowledge, allied to know-how, enables the construction and reconstruction of theoretical and practical knowledge in the view of a constant improvement of practices and satisfaction of interests and needs of the children, from a socio-constructivist perspective of education. For this to happen, it is necessary to have knowledge of the context and characteristics of the groups, so that the educational action acquires a true meaning and intentionality. It is also intended that this report marks a critical and reflexive analysis of the action, and for that reason, some of the activities developed in the two contexts were presented, creating significant moments of learning for of the children and to the master's student, always accompanied by the theoretical and didactic knowledge necessary to its accomplishment. Finally, it is important to highlight the importance of having an investigative attitude, grounded in the theoretical assumptions of the research-action methodology, where collaboration plays the role of allowing shared reflection and a critical look at practices, in view of their constant improvement.

Andreia da Rocha Tomé

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201984334

Títulos Alternativos