top-banner-image

A motivação como estratégia para reduzir o índice de retenção no Ensino Profissional: um estudo de caso

Journal

Esta dissertação objetivou analisar o caso do PARE - Programa de Acompanhamento do Rendimento Estudantil -, em 2016, numa turma do Campus Campos Guarus do Instituto Federal Fluminense-RJ. A pesquisa discute a intervenção pedagógica para o estudo em suas variáveis segundo Zabala (2002), e partiu do objetivo de estudar a estratégia de motivação que potencializou a promoção dos estudantes do 1º ano de uma turma do Curso Técnico em Eletrônica, em 2016. A metodologia segue uma abordagem qualitativa, num design de estudo de caso. O estudo envolveu inquéritos por entrevista coletiva, tipo grupo focal, com os estudantes e inquéritos por entrevista individual com os professores e gestores, analisadas por meio de análise de conteúdo. Constatou-se que a redução do índice de reprovação caiu consideravelmente por meio da intervenção pedagógica e ficou demonstrada a importância da participação efetiva e do comprometimento com os processos de ensino e de aprendizagem de todos os atores envolvidos. Concluiu-se que a intervenção obteve sucesso pela implicação de todos os atores - gestores, professores e estudantes - no programa em torno da motivação como estratégia de promoção, e recomenda-se a ampliação a situações congêneres. This dissertation aimed at analyzing the case of PARE - Programa de Acompanhamento do Rendimento Estudantil (Student Achievement Monitoring Program) in 2016 in a class of Campus Campos Guarus at Fluminense Federal Institute (IFF). The research discusses the pedagogical intervention for the study in its variables according to Zabala (2002) and started from the objective of studying the motivation strategy that potentialized the promotion of a 1st year students from Electronics Technical Course in 2016. The methodology follows a qualitative approach in a case study design. The study involved interviews by collective interview, like a focal group, with students and individual interview surveys with teachers and managers, analyzed through content analysis. It was observed that the reduction of failure rate decreased considerably through the pedagogical intervention and it was demonstrated the importance of effective participation and commitment to the teaching and learning processes of all the involved actors. It was concluded that the intervention was successful by the actors´ implication - managers, teachers and students - in the program around motivation as a promotion strategy, and it is recommended to expand to similar situations.

Jacqueline Silva Facco

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 202029867

Títulos Alternativos