top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório de estágio, requisito fundamental para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, tem como objetivo a apresentação e reflexão crítica do percurso vivenciado nos dois contextos de estágio, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada. Esta unidade curricular facultou a mobilização de conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos, culturais e de investigação cruciais para o desenvolvimento de uma prática significativa e adequada. O presente relatório pretende, ainda, figurar o quadro teórico que sustentou as reflexões sobre e para a ação, e possibilitou a adoção de uma postura reflexiva, com vista à transformação da prática educativa, para que esta estivesse adequada às exigências e necessidades do contexto. A metodologia de investigação-ação constituiu-se como o alicerce de toda a prática educativa, que sustentada nos processos cíclicos de observação, planificação, ação, reflexão e avaliação permitiu o desenvolvimento de ações educativas contextualizadas, articuladas, diferenciadas e significativas. Na perspetiva de uma prática significativa, procurou-se que a criança estivesse no centro do processo de ensino e aprendizagem e tivesse um papel ativo na construção do seu conhecimento, tornando-se o papel do docente, o de mediador deste processo. Assim, o processo de formação viabilizou uma reflexão crítica das ações educativas desenvolvidas, ocasionando a construção de um profissional de perfil duplo, por meio das competências pessoais e profissionais alcançadas. The present internship report, a fundamental requirement for obtaining a master's degree in pre-school education in the first cycle of basic education, aims at presenting and critical reflection of the course experienced in the stages of Pre-school education and teaching the 1st cycle of teaching, within the curricular unit of Supervised Educational Practice. This curricular unit provided the mobilization of crucial scientific, pedagogical, didactic, cultural and research knowledge for the development of a meaningful and adequate practice. This report also intends to figure out the theoretical framework which supported the reflections into action, and enabled the adoption of a reflexive posture, with a view to the transformation of the educational practice, so that it is adequate to the demands and needs of the context. The research-action methodology was the foundation of all educational practice sustained by the cyclical processes of observation, planning, action, reflection and evaluation enabled the development of contextualized educational actions, articulated, differentiated and meaningful. In the perspective of a meaningful practice, it was sought that children were at the heart of the teaching and learning process. The children had an active role in the construction of their knowledge and the teacher became the mediator of the process. This process, sustained by personal and professional skills achieved throughout the master’s degree, enabled a critical reflection of the educational actions that were developed creating a professional with a double profile.

Carla Alexandra da Costa Cunha

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201977109

Títulos Alternativos