top-banner-image

Relatório de prática educativa supervisionada

Journal

O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar. Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu processo de desenvolvimento profissional. O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar. Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto. Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os manipulam. A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas. Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade profissional no futuro. This report came within the scope of the MSc in Pre-School Education. It describes the actions that I consider most relevant to my professional development process. The work presented in this document reflects activities developed in the context of the stages in the context of day care and pre-school. Exploratory activities such as the exploration of a sensorial carpet, the heuristic game and the experimental activities carried out within the framework of the Project Work Methodology were valued. These activities were considered fundamental in that an action learning environment was privileged because children acquire more skills when they act on objects when they manipulate them. Along with this work, a project was developed in the nursery about how to deal with children's fears, in order to respond to an emerging need in day care valency. Being natural in young children, it is important that they be addressed and deconstructed so that children feel more confident and more autonomous. The whole process demonstrated throughout the present work is the result of a deep reflection on the actions developed, as well as the activities implemented with a view to improving my professional activity in the future.

Vânia Edite Vieira Baptista

Publicação

Ano da publicação: 2018

Identificadores

ISSN: 201976943

Títulos Alternativos