Journal
O presente relatório surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Préescolar.
Nele estão descritas e analisadas as ações mais relevantes para o meu
processo de desenvolvimento profissional.
O trabalho apresentado neste documento reflete atividades desenvolvidas
no âmbito dos estágios em contexto de creche e de educação pré-escolar.
Foram valorizadas as atividades de cariz exploratório como sejam a
exploração de um tapete sensorial, o jogo heurístico e as atividades de cariz
experimental realizados no âmbito da metodologia de trabalho de projeto.
Estas atividades foram consideradas fundamentais na medida em que foi
privilegiado um ambiente de aprendizagem pela ação, pois as crianças
adquirem mais competências quando agem sobre os objetos, quando os
manipulam.
A par com este trabalho foram desenvolvidas na creche atividades para
trabalhar os medos das crianças, com o intuito de responder a uma
necessidade emergente. Sendo algo natural em crianças pequenas, é
importante que sejam abordados e desconstruídos para que as crianças se
sintam mais confiantes, tornando-se mais autónomas.
Todo o processo demonstrado ao longo do presente trabalho é fruto de
uma profunda reflexão sobre as ações desenvolvidas, bem como das
atividades implementadas com vista ao aprimoramento da minha atividade
profissional no futuro.
This report came within the scope of the MSc in Pre-School
Education. It describes the actions that I consider most relevant
to my professional development process.
The work presented in this document reflects activities
developed in the context of the stages in the context of day care and
pre-school. Exploratory activities such as the exploration of a
sensorial carpet, the heuristic game and the experimental activities
carried out within the framework of the Project Work Methodology
were valued. These activities were considered fundamental in
that an action learning environment was privileged because
children acquire more skills when they act on objects when they
manipulate them.
Along with this work, a project was developed in the nursery
about how to deal with children's fears, in order to respond to an
emerging need in day care valency. Being natural in young
children, it is important that they be addressed and deconstructed
so that children feel more confident and more autonomous.
The whole process demonstrated throughout the present work is
the result of a deep reflection on the actions developed, as well
as the activities implemented with a view to improving my
professional activity in the future.
Vânia Edite Vieira Baptista
Publicação
Ano da publicação: 2018
Identificadores
ISSN: 201976943