Journal
O presente relatório surge no âmbito da Unidade Curricular (U.C.) de
Prática Educativa Supervisionada (PES), integrada no plano de estudos do
Mestrado em Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências
Naturais no 2º ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do
Instituto Politécnico do Porto e tem como objetivo refletir sobre o estágio
realizado ao longo deste ano letivo nos 1º e 2º ciclos do Ensino Básico.
Este documento inicia-se com um enquadramento teórico e legal do curso
e da profissão docente seguido de uma reflexão sobre o meu posicionamento
enquanto futura profissional face ao contexto descrito.
A reflexão sobre a prática educativa realizada nos dois ciclos de ensino é
relacionada com os eixos teóricos que a fundamentam e que são descritos no
capítulo inicial e também ao longo da descrição.
É também de salientar a componente investigativa deste relatório cujo
objetivo é perceber de que forma a realização de atividades práticas permite
a construção de conceitos básicos de eletricidade, nomeadamente: a natureza
da eletricidade, noção de circuito elétrico e condutividade dos materiais. A
investigação, de abordagem qualitativa, foi realizada com crianças com idades
compreendidas entre os 9 e os 10 anos.
This report is part of the Curricular Unit (UC) of Supervised Teaching
Practice, integrated in the curriculum of the Masters in Teaching of the 1st
cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd
cycle of Basic Education of Escola Superior de Educação Instituto do Porto and
aims to discuss and describe the internship carried out during this school year.
This document begins with a theoretical and legal framework of the course
and the teaching profession followed by a discussion on my role as a future
professional in the described context.
The discussion on the teaching practice carried out in the two cycles of
education is related to its underlying theoretical axes, which are described in
the initial chapter and also throughout the description.
It is also worth mentioning the research component of this report, whose
objective is to understand how practical activities allow the construction of
basic concepts of electricity, namely: the nature of electricity, the notion of
electric circuit and the conductivity of materials. The qualitative research was
carried out with children aged between 9 and 10 years.
Diana Isabel Silva Alves
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201925540