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Práticas Inclusivas num contexto de liderança: perceções de Diretores, Coordenadores e Professores de Agrupamentos de Escolas

Journal

Muitas pessoas acreditam que a inclusão escolar é apenas para as crianças com deficiência, mas uma escola inclusiva é para todos os alunos incluindo aqueles que têm necessidades especiais. A escola é, por excelência, o local que tem como principal objetivo o de ensinar a todos e deve estar preparada para o fazer. A educação inclusiva pressupõe que todos os alunos aprendam dentro do ambiente escolar, promovendo a aceitação do outro e compartilhando experiências. Para conseguirmos que esta premissa aconteça, é necessário que os professores estejam dispostos a aceitar a diferença e que tenham a motivação necessária para o trabalho com alunos com necessidades educativas especiais. Para uma efetiva inclusão é necessário que as escolas tenham uma forte liderança, na qual a sua direção assuma a responsabilidade nas competências que lhe são atribuídas e na execução dos seus objetivos educativos. Com efeito, as conceções e práticas que desenvolve e promove são determinantes na garantia de uma escola inclusiva. Alguns estudos destacam o seu papel e identificam um conjunto de características do que designam por inclusive leadership. Este estudo inscreve-se nesta linha de investigação ao procurar analisar o papel e ação do diretor de escola na concretização da educação inclusiva. Deste modo, este estudo pretendeu conhecer as perceções de diretores, coordenadores de educação especial e outros docentes acerca das conceções e práticas das figuras de lideranças presentes em agrupamentos de escolas. Para o efeito, recorreu-se a uma entrevista semiestruturada dirigida aos diretores, coordenadores da educação especial e outros docentes. Durante este estudo encontramos 7 grandes temas, divididos em várias subcategorias, sendo eles escola inclusiva; líder inclusivo; cultura de escola; participação; trabalho colaborativo; desenvolvimento profissional e práticas inclusivas. Em conclusão, consideramos que as lideranças escolares parecem estar orientadas por princípios da liderança inclusiva, ainda que reconheçam dificuldades na operacionalização de práticas inclusivas. Many people believe that school inclusion is only for children with disabilities, but an inclusive school is for all students including those with special needs. The school is, par excellence, the place whose main objective is to teach everyone and should be prepared to do it. Inclusive education assumes that all students learn within the school environment, promoting acceptance of each other and sharing experiences. To make this premise happen, it is necessary for teachers to be willing to accept the difference and have the motivation to work with students with special educational needs. For the effective inclusion, it is necessary for schools to have a strong leadership, in which their leadership assumes responsibility in the competences assigned to them and in the execution of their educational objectives. In fact, the concepts and practices it develops and promotes are decisive in ensuring an inclusive school. Some studies stand out their role and identify a set of characteristics of what they call inclusive leadership. This study is part of this line of research when looking to analyse the role and action of the director in the implementation of inclusive education. Thus, this study meant to know the perceptions of principals, coordinators of special education and other teachers about the concepts and practices of leadership figures present in grouping of schools. For this purpose, a semi-structured interview was directed to the directors, coordinators of special education and other teachers. During this study we found 7 major themes, divided into several subcategories, being them inclusive school; inclusive leader; school culture; participation; collaborative work; professional development and inclusive practices. In conclusion, we consider that school leaders seem to be guided by principles of inclusive leadership, even though they recognize difficulties in the operationalization of inclusive practices.

Ana Filipa Páscoa Chiote

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201918641

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