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A organização de serviços dirigidos a pessoas com incapacidade profunda
e/ou multideficiência tem sido alvo de discussão pelo contributo das
atividades desenvolvidas nos Centros de Atividades Ocupacionais (CAO) para a
qualidade de vida dos indivíduos em situação de incapacidade. O plano de
vida dos indivíduos com incapacidade deve contemplar uma diversidade de
atividades alternativas, a abertura a novas fontes de estimulação, a criação de
novas tarefas e de novos tipos de intervenção. Tendo por base a imperativa
necessidade de dar resposta aos jovens adultos com incapacidade intelectual
e multideficiência (IIPM), e sabendo que o Estado de Alerta é uma précondição
importante na aprendizagem e na criação de oportunidades para o
desenvolvimento e fundamental para se desenvolver adequadamente
qualquer atividade humana, recorreu-se à metodologia Multi-Sensory
Storytelling (MSST), que é apresentada na literatura como uma atividade
adaptável e passível de realizar com a população supracitada e promotora do
estado de alerta. Neste sentido, este estudo teve por intenção: (i) analisar a
relação do estado de alerta do jovem e adulto com IIPM com a apresentação
de estímulos associados à leitura de uma história de acordo com o método
MSST ao longo das sessões; (ii) analisar essa mesma variação de acordo com a
apresentação e tipologia de estímulos e para além disso; (iii) recolher opiniões
e perceções sobre o impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo
por parte dos jovens e adultos nas tarefas realizadas a seguir à
implementação do MSST. Para o efeito, foi realizada uma intervenção de
acordo com a metodologia MSST num grupo com três adultos com IIPM,
clientes de CAO de uma Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo
sido avaliada a evolução do seu estado de alerta. Além disso foram
entrevistados três profissionais para recolher opiniões e perceções sobre o
impacte percebido no envolvimento motor e cognitivo por parte dos jovens e adultos a seguir à implementação do MSST. A respeito da intervenção, e de
acordo com a análise sequencial temporal, observou-se que a variação dos
níveis de alerta ao longo da intervenção se revelou positiva, no sentido de um
aumento dos níveis otimais de estado de alerta. A escolha dos estímulos
revela-se promotora de um aumento do estado de alerta ativo, ou seja, para
estímulos ativos foi observável o estado de alerta ativo e “focado no
ambiente” e para os estímulos passivos, um estado de alerta passivo e “virado
para dentro”. Para além disso, os estímulos olfativos evidenciaram maiores
percentagens de estado de alerta ativo e focado no ambiente e para o estado
de alerta passivo e “virado para dentro”, verificaram-se valores superiores nos
estímulos auditivos. A importância do estado de alerta na população estudada
é também um dado importante e verificável pelas entrevistas realizadas, de
acordo com os indicadores que os profissionais referiram, que sugerem
alterações psicomotoras nos sujeitos estudados.
The organization of the services directed at people with Profound
Intellectual and Multiple Disabilities (PIMD) has been the subject of discussion
because of the significance and contribution of the activities developed in the
Occupational Activities Centers (OAC) to the person’s quality of life. The life
plan of individuals with disabilities should include a diversity of alternative
activities and new sources of stimulation, creating new tasks and new types of
intervention. Based on an imperative need to address young adults’s with
PIMD needs, and knowing that alertness is an important pre-condition in
learning and creating opportunities for development, fundamental to properly
develop any human activity, the Multi-Sensory Storytelling (MSST)
methodology was implemented because it is presented in the literature as an
adaptable activity that can be performed with the above mentioned
population to promote alertness. Therefore, this study aimed to: (i) analyze
the relationship of the alertness of the young and adult with PIMD with the
presentation of stimuli associated with reading a story according to the MSST
throughout the sessions; (ii) to analyze that variation according to the
presentation of different types of stimuli and; (iii) collecting recommendations
and perceptions about the noted impact in motor and cognitive involvement
of the youngsters and adults in tasks after the implementation of MSST. For
this purpose, an intervention was carried out according to MSST methodology
in a group with three adults with PIMD - CAO clients of a Private Institution of
Social Solidarity, who were evaluated about their alertness. In addition, three
professionals were interviewed to get opinions and perceptions about the
noted impact in motor and cognitive involvement of the youngsters and
adults in tasks after the implementation of MSST. Regarding the intervention,
and according to a temporal analysis, it was observed that the variation of the
alertness levels throughout the intervention was positive, in the sense of an increase of the optimal levels of alertness. The choice of stimuli proves to be a
promoter of increased alertness, i.e., active stimuli elicited of alertness and
focus on the surroundings, and passive stimuli were associated with a passive,
“turned inward” alertness. In addition, olfactory stimuli showed higher
percentages of active alertness and focus on the surroundings and for the
passive alertness "turned inward", we got higher values in the auditory
stimuli. The importance of alertness in the studied population is also an
important and verifiable data by the interviews carried out, according to
professionals, they suggest the presence of psychomotor changes in the
studied subjects.
Liliana Sofia de Jesus Nunes
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201918285