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MODELO de instrução centrado na autodeterminação: efeitos na participação de alunos do 1º Ciclo

Journal

Neste estudo pretendemos documentar e avaliar os efeitos da implementação do modelo de instrução/ensino centrado na autodeterminação - proposto por Mithaug et al (1998) - , sobre a participação/ envolvimento de quatro alunos do 1º ciclo de escolaridade apoiados pelos serviços de educação especial. Como medidas operacionais da sua participação tomamos o tempo de envolvimento nas tarefas e o numero de respostas (verbais e escritas) em contexto de sala de aula. A partir do perfil de funcionalidade e do levantamento dos interesses e aptidões dos alunos, foi planeada a implementação de três fases do processo instrucional, onde os alunos foram orientados pelo professor a: fase 1 –definir um objetivo; fase 2 – um plano de ação; fase 3 - a autoavaliação do plano de ação. O programa decorreu ao longo de seis semanas. Assumindo um desenho de estudo de caso único, determinou-se uma linha de desempenho para cada uma das fases de instrução. A recolha de dados foi realizada através de grelhas de observação focadas nas variáveis: tempo na tarefa, numero de respostas e rácio de intervenções /respostas corretas. Esses dados foram registados a partir de observações de 30 minutos, em contexto de sala de aula. Os resultados do estudo revelam uma progressão no envolvimento dos quatro alunos, especificamente ao nível do tempo de envolvimento nas tarefas e do numero de respostas contextualmente adequadas – sugerindo a eficácia do modelo de instrução baseado na autodeterminação proposto por Mithaug et al (1998). Para além de analisar a eficácia deste modelo, este estudo dá exemplo de uma prática pedagógica centrada nos alunos refletindo sobre a sua operacionalização na orientação dos alunos a definir objetivos concretizáveis para a sua vida, a tomar decisões, e a serem capazes de resolver eficazmente situações problemáticas. The purpose of this study was to register and evaluate the model of instruction/teaching centered in self-determination implementation effects- proposed by Mithaug et al (1998), about the participation/engagement of four students that studied in an Elementary School and are supported by Special Education Services. We chose the engagement time in tasks and the number of answers (oral and written) in classroom context. From functional profile and knowing the students interests and aptitudes it was planned the process instructional implementation in three phases: phase 1 – the student is oriented by the teacher to define one goal; phase 2 – the student is supported by the teacher in the choice of an action plan; phase 3 –it consists in self-evaluation of the defined action plan. The program developed along six weeks. Assuming a case study setting, it was determined a performance line for each one of the instructional phases. The data collection it was realized from observation grilles focused in the variables: time centered in tasks, number of answers and the ratio of interventions and correct answers. These data were registered from 30 minutes observations, in classroom context. The study results reveal an engagement progress of the four students, specifically at the level of engagement time in tasks and the number of contextually appropriate answers – suggesting the model of instruction based in self-determination proposed by Mithaug et al (1998) efficiency. Beyond analyzing the efficiency of this model, this study gives the example of a pedagogical practice centered in students reflecting about his operationalization in student orientation to define achievable objectives to their life, to make decisions, to be capable to solve problem situations effectively.

Elvira Rosa Fernandes Leão

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201914263

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