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Durante a segunda metade do século XVIII até aos primórdios do
século XX, a Cerâmica produzida pelas fábricas do Porto e de Vila Nova de
Gaia, enquanto actividade artística e industrial, destacou-se no âmbito do
Património Industrial, tendo contribuído para o desenvolvimento económico
e social. Os artefactos de cerâmica utilitária e decorativa, as antigas fábricas e
seus vestígios constituem o seu legado, na actualidade, evidenciando-se, no
panorama industrial do século XIX, o complexo da Fábrica das Devesas.
O estudo particular desta fábrica despertou questões relacionadas
com a definição de estratégias de salvaguarda e requalificação do património
industrial, tentando demonstrar que o turismo cultural pode contribuir como
factor de dinamização sócio-cultural.
Atendendo que o Património Industrial se assume como nova vertente
no contexto do Património Cultural, o Turismo Industrial emerge como
paradigma do século XXI. A reflexão sobre as potencialidades e desafios que
lhe são intrínsecos conduziu à defesa da necessidade da preservação e
transmissão dos valores patrimoniais associados à Cerâmica mediante
diferentes estratégias, entre as quais a possibilidade da criação de uma rota.
Com esta Rota pretende-se a implementação de estratégias de dinamização
turística e cultural do património artístico e arquitectónico industrial
associados à Cerâmica executada na região do Porto e de Vila Nova de Gaia,
com especial incidência na que foi produzida no século XIX, período áureo
desta actividade.
During the second half of the 18th century until early 20th century, the
Ceramics as industrial and artistical activity, made by Porto and Vila Nova de
Gaia factories, stands out in the Industrial Heritage scene, contributing for the
social and economical development. The objects of the utilitarian and
decorative ceramics, the old factories and their remains are the legacy, in the
present, standing out, in the industrial panorama of the 19th century, the
complex of the Devesas Factory.
The particular study about this factory raised questions related with
the definition of protection and requalification strategies of industrial
heritage, trying to demonstrate that the cultural tourism might be an element
of social and cultural dynamization.
Considering the Industrial Heritage is a new component in the context
of Cultural Heritage, the Industrial Tourism emerges as the new 21th century
paradigma. The reflection about potencialities and challenges of it has
conducted to the needing of defense about preservation and transmission of
the heritage values associated to the Ceramics, through different strategies,
among them the possibility of creating a route. With this route it is intended
the implementation of strategies concerning the cultural and tourist
promotion of the artistic and arquitectonic industrial heritage connected to
the Ceramics, laboured in the region of Porto and Vila Nova de Gaia, with
special incidence on the one producted in he 19th century, golden period of
this activity.
Marta Maria Pereira dos Santos Pinho
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201907240