top-banner-image

Como otimizar os efeitos da autoavaliação

Journal

O Decreto-lei n.º 31/2002 estabelece a obrigatoriedade da avaliação das escolas, nas suas dimensões de avaliação externa e autoavaliação. Atualmente, as práticas de autoavaliação têm vindo a ocupar um papel cada vez mais relevante em todos os domínios da ação educativa. A autoavaliação é o processo que mais poderá contribuir para o desenvolvimento organizacional da escola pois, para além de evidenciar e demonstrar, permite melhorar. Este processo só pode ser conduzido se a comunidade educativa assim o desejar e terá tanto mais sucesso quanto os intervenientes se reverem nele, quanto mais participado for e quanto mais se apropriarem dos processos de melhoria. Porém, no agrupamento X os professores não se revêm no modelo de autoavaliação e desvalorizam este processo. Partindo da perceção desta realidade surgiu a necessidade de entender como se pode otimizar os efeitos da autoavaliação no agrupamento X. O estudo empírico realizado pretendeu perceber o impacto que a autoavaliação tem no agrupamento X, o que mudou após a sua constituição e de que modo pode ser colocada ao serviço da melhoria. Tendo por base a análise estatística do questionário aos docentes da escola sede do agrupamento X e a análise de conteúdo das entrevistas a três elementos considerados fundamentais no processo de autoavaliação, suportado pelo enquadramento teórico, delineouse um plano de ação, que envolve a participação de toda a comunidade educativa e visa o aperfeiçoamento do processo de autoavaliação. Espera-se contribuir para implementar mudanças, com vista à promoção da reflexão, da participação, do desenvolvimento organizacional e da melhoria. Law nº 31/2002 establishes the compulsory evaluation of schools, in their external evaluation and self-assessment dimensions. Currently, selfassessment practices have been playing an increasingly important role in all areas of educational activity. Self-assessment is the process that can contribute more to the organizational development of the school because, besides highlighting and demonstrating, it enables to improve. This process can only be conducted if the educational community so desires and it will be more successful if the participants believe in it, the more involved they are and the more they appropriate the improvement processes. However, in group X teachers do not believe in the self-evaluation model and undervalue the process. Bearing in mind this reality, it arises the need to analyze the whole process of self-assessment in order to understand how we can optimize the effects of self-evaluation in group X. The empirical study conducted aimed to understand the impact that the self-assessment has on group X, what has changed after its constitution and how it can be improved. Based on the statistical analysis of the teacher survey of the X grouping school and the content analysis of the interviews with three elements considered crucial in the self-evaluation process and supported by the theoretical framework, a plan of action was outlined, involving the entire educational community participation, aiming at the improvement of the self-evaluation process. It is hoped to contribute to implement significant changes, in order to promote reflection, participation, organizational development and improvement.

Ricardo Afonso dos Santos

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201894114

Títulos Alternativos