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O Decreto-lei n.º 31/2002 estabelece a obrigatoriedade da avaliação das
escolas, nas suas dimensões de avaliação externa e autoavaliação.
Atualmente, as práticas de autoavaliação têm vindo a ocupar um papel cada
vez mais relevante em todos os domínios da ação educativa. A autoavaliação
é o processo que mais poderá contribuir para o desenvolvimento
organizacional da escola pois, para além de evidenciar e demonstrar, permite
melhorar. Este processo só pode ser conduzido se a comunidade educativa
assim o desejar e terá tanto mais sucesso quanto os intervenientes se
reverem nele, quanto mais participado for e quanto mais se apropriarem dos
processos de melhoria. Porém, no agrupamento X os professores não se
revêm no modelo de autoavaliação e desvalorizam este processo. Partindo da
perceção desta realidade surgiu a necessidade de entender como se pode
otimizar os efeitos da autoavaliação no agrupamento X. O estudo empírico
realizado pretendeu perceber o impacto que a autoavaliação tem no
agrupamento X, o que mudou após a sua constituição e de que modo pode
ser colocada ao serviço da melhoria. Tendo por base a análise estatística do
questionário aos docentes da escola sede do agrupamento X e a análise de
conteúdo das entrevistas a três elementos considerados fundamentais no
processo de autoavaliação, suportado pelo enquadramento teórico, delineouse
um plano de ação, que envolve a participação de toda a comunidade
educativa e visa o aperfeiçoamento do processo de autoavaliação. Espera-se
contribuir para implementar mudanças, com vista à promoção da reflexão, da
participação, do desenvolvimento organizacional e da melhoria.
Law nº 31/2002 establishes the compulsory evaluation of schools, in their
external evaluation and self-assessment dimensions. Currently, selfassessment
practices have been playing an increasingly important role in all
areas of educational activity. Self-assessment is the process that can
contribute more to the organizational development of the school because,
besides highlighting and demonstrating, it enables to improve. This process
can only be conducted if the educational community so desires and it will be
more successful if the participants believe in it, the more involved they are
and the more they appropriate the improvement processes. However, in
group X teachers do not believe in the self-evaluation model and undervalue
the process. Bearing in mind this reality, it arises the need to analyze the
whole process of self-assessment in order to understand how we can optimize
the effects of self-evaluation in group X. The empirical study conducted aimed
to understand the impact that the self-assessment has on group X, what has
changed after its constitution and how it can be improved. Based on the
statistical analysis of the teacher survey of the X grouping school and the
content analysis of the interviews with three elements considered crucial in
the self-evaluation process and supported by the theoretical framework, a
plan of action was outlined, involving the entire educational community
participation, aiming at the improvement of the self-evaluation process. It is
hoped to contribute to implement significant changes, in order to promote
reflection, participation, organizational development and improvement.
Ricardo Afonso dos Santos
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201894114