Journal
O presente relatório de estágio sintetiza um culminar de 440 horas de prática educativa supervisionada numa escola básica e jardim de infância do distrito do Porto e, alguns dos conhecimentos adquiridos e reflexões feitas em seminário e autonomamente. Sustentada nos pressupostos teóricos, onde se destaca o modo como aprendem as crianças e, em documentos legais, a prática educativa veiculou valores como interajuda, respeito, solidariedade e aprendizagem cooperativa e colaborativa. Analisando os contextos económicos e sociais através das grelhas de observação e diários de formação exerceu-se uma práxis conducente às necessidades e potencialidades das crianças. Numa constante reflexão analisaram-se as atividades desenvolvidas nas diferentes áreas e essencialmente causadoras de mudança de comportamento, no que diz respeito à partilha de objetos, experiências e amizades. No interior e exterior das suas salas, as crianças participaram ativamente na construção do seu conhecimento, numa perspetiva socioconstrutivista. Destaca-se ainda, o trabalho colaborativo desenvolvido com o par pedagógico, as dificuldades e o crescimento e desenvolvimento a nível pessoal e profissional.
This internship report summarizes a culmination of 440 hours of supervised educational practice in a primary school and kindergarten in Porto district, with some of the knowledge acquired and reflections made within a seminar or autonomously. Based upon the theoretical premises, in which the manner children learn is emphasized, and in legal documents, the educational practices impressed values such as mutual assistance, respect, solidarity and cooperative and collaborative learning. By analysing economical and social contexts through observational grids and formation diaries we preformed praxis favourable to the needs and potential of children. Through constant reflection we analysed the activities that were developed in the different areas and essentially those that caused a behavioural shift, regarding object sharing, experiences and friendships. Inside and outside of their rooms, the children actively participated in the improvement of their knowledge, within a socioconstructive perspective. We further emphasize the collaborative work developed with the pedagogical partner, the difficulties faced and the evolution and progress in a personal and professional level.
Ana Micaela Dias Ferreira
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201761408