Journal
O Relatório de Estágio reflete as aprendizagens desenvolvidas e os saberes e competências construídos ao longo das práticas, em ambos os contextos, no âmbito da Unidade Curricular Prática Educativa Supervisionada, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico.
A mestranda, enquanto futura Educadora de Infância e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico, considera os saberes, conhecimentos e aprendizagens adquiridos e construídos ao longo do seu percurso formativo como uma mais-valia para fortalecer ações fundamentadas e sustentadas, possibilitando o desenvolvimento holístico da criança, quer individualmente, quer integrada num grupo e também para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A metodologia de investigação-ação, como processo dinâmico e interativo, definida por cinco etapas: observação, planificação, ação, reflexão e avaliação-, sustentou as ações da mestranda, que desenvolveu, desta forma, práticas educativas articuladas e sequenciais, permitindo adaptar as planificações, construídas previamente, e procurar ser flexível, quando as necessidades e interesses das crianças. O ato educativo não é estanque, a imprevisibilidade e a flexibilidade enriquecem o processo.
As Práticas Educativas Supervisionadas, quer no contexto de Educação Pré-Escolar, quer em contexto de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, possibilitaram a construção de um perfil duplo, essencial para a transição entre ciclos educativos, atribuindo significado ao processo educativo e formativo.
This Internship Report reflects the learning, knowledge and skills developed throughout activities in the scope of the curricular unit “Prática Educativa Supervisionada”, which is part of the Master’s Degree in Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education.
The Master, as a future Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education teacher, considers that the know-how, knowledge and learning acquired and developed throughout her course made it possible to develop substantiated and sustained actions which allow the child to have an holistic development, as an individual or in groups and also makes it possible for the child to develop personally and professionally.
The methods of the investigation-action, as a dynamic and interactive process, are defined by five steps: observation, planning, action, thinking and evaluation – which sustained the Master’s action, who in this way developed articulated and sequential educational practices, allowing changes to the planning previously built and flexibility whenever the needs and interests of children require so. The act of teaching isn’t static, unpredictability and flexibility enrich the process.
The curricular unit “Prática Educativa Supervisionada” made it possible to build a double profile, essential for transitioning between Pre-School Education and 1st Cycle of Basic Education and to give significance to the educative and formative process
Vanessa Sofia Marques Alves
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201761416