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O presente relatório de estágio visa a análise e a reflexão da prática educativa
desenvolvida na Educação Pré-Escolar e no ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa Supervisionada
pertencente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do
Ensino Básico.
Este documento reflete assim, a mobilização de um quadro teórico e legal que
fundamentou a prática educativa em ambas as valências, bem como o
desenvolvimento de competências profissionais e pessoais essenciais para a
construção do perfil profissional. Considerando os interesses e necessidades das
crianças, adotaram-se diferentes estratégias educativas e processos de ensino e
aprendizagem que fossem ao encontro das especificidades de ambos os grupos,
promovendo aprendizagens significativas.
Ao longo das práticas foi adotado um paradigma socio construtivista,
encarando a criança como um interveniente ativo no seu processo de ensino e
aprendizagem, apoiando-se na metodologia de investigação-ação. Esta
metodologia cíclica integra as fases da observação, planificação, ação, avaliação
e reflexão, possibilitando práticas educativas intencionais, de acordo com as
especificidades dos dois grupos de crianças. A mobilização desta metodologia
possibilitou um olhar crítico, indagador e reflexivo, com vista ao melhoramento
da ação educativa, bem como o desenvolvimento global da criança.
Através de processos de colaboração e reflexão, esta etapa formativa permitiu
a construção de um perfil duplo, constituindo-se assim como o primeiro passo
para a formação/aprendizagem ao longo da vida.
The presente internship report intends to make an analysis and a reflection
of educational practice developed in Preschool Education and Elementary
School, within the context of the curricular units of Supervised Educational
Practice belonging to the Master’s Degree in Preschool Education and 1st Cycle
of Basic Education.
This document thus reflects the mobilization of a theoretical and legal
framework that based the educational practice in both valences, as well as the
development of professional and personal skills essential for the construction of
the professional profile. Considering the interests and needs of the children,
different educational strategies and teaching and learning processes were
adopted to meet the specificities of both groups, promoting meaningful
learning.
Throughout the practices a socio-constructivist paradigm was adopted,
considering the child as an active participant in its teaching and learning
process, relying on the action-research methodology. This cyclical approach is
composed by diferente phases: observation, planification, action, evaluation
and reflection, enabling intentional educational practices, according to the
specificities of the two groups of children. The mobilization of this methodology
enabled a critical, inquiring and reflective look, aimed at improving the pratice,
as well as the overall development of the child.
Through the processes of collaboration and reflection, this formative stage
allowed the student to build a dual profile, constituting thus as the first step in
her training/learning throughout life.
Daniela Filipa Ribeiro Ferreira
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201735512