top-banner-image

Relatório de Estágio

Journal

O presente relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico, integradas no 2º ano do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O Mestrado confere habilitação profissional para a docência de duplo perfil - educador de infância e professor do 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao longo das práticas educativas, apoiadas no paradigma socioconstrutivista, desenvolveram-se inúmeras aprendizagens, através das capacidades desenvolvidas pela observação, planificação, ação, reflexão e avaliação, etapas que enformam a metodologia de investigação-ação. Essas aprendizagens permitiram estar mais atenta às especificidades de cada criança e do grupo, a fim de responder com atividades que proporcionassem momentos prazerosos e criativos, construindo o conhecimento. Neste sentido, se expressam as ações educativas de todo o percurso formativo, aliando saberes teóricos com a prática, desenvolvendo capacidades e atitudes investigativas e reflexivas. É de salientar, que em ambos os estágios foi possível realizar um trabalho colaborativo entre a díade, crianças, docentes e supervisoras institucionais, contribuindo para a qualidade educativa e como um veículo importante de formação. This report is inserted under the course Educational Practice Supervised in pre-school education and 1st cycle of basic education, integrated in the 2nd year of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education. The Master's degree provides professional qualification for doubleprofile teaching - childhood educator and teacher of the 1st Cycle of Basic Education. Throughout the educational practices, supported in the socioconstrutivist paradigm, numerous learning were developed, through the capacities developed by observation, planning, action, reflection and evaluation, steps that conform the research-action methodology. These learnings allowed us to be more attentive to the specifics of each child and the group, in order to respond with activities that provided pleasant and creative moments, building knowledge. In this sense, the educational actions of the whole formative course are expressed, combining theoretical knowledge with practice, developing capacities and investigative and reflexive attitudes. It should be noted that in both stages it was possible to carry out a collaborative work between the dyad, children, teachers and institutional supervisors, contributing to the quality of education and as an important vehicle for training

Alexandra Ferreira Rebelo de Barros

Publicação

Ano da publicação: 2017

Identificadores

ISSN: 201735520

Títulos Alternativos