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O presente relatório de estágio está inserido no âmbito da unidade
curricular Prática Educativa Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1º
Ciclo do Ensino Básico, integradas no 2º ano do Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico. O Mestrado confere habilitação
profissional para a docência de duplo perfil - educador de infância e professor
do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Ao longo das práticas educativas, apoiadas no paradigma
socioconstrutivista, desenvolveram-se inúmeras aprendizagens, através das
capacidades desenvolvidas pela observação, planificação, ação, reflexão e
avaliação, etapas que enformam a metodologia de investigação-ação. Essas
aprendizagens permitiram estar mais atenta às especificidades de cada criança
e do grupo, a fim de responder com atividades que proporcionassem
momentos prazerosos e criativos, construindo o conhecimento.
Neste sentido, se expressam as ações educativas de todo o percurso
formativo, aliando saberes teóricos com a prática, desenvolvendo capacidades
e atitudes investigativas e reflexivas. É de salientar, que em ambos os estágios
foi possível realizar um trabalho colaborativo entre a díade, crianças, docentes
e supervisoras institucionais, contribuindo para a qualidade educativa e como
um veículo importante de formação.
This report is inserted under the course Educational Practice Supervised in
pre-school education and 1st cycle of basic education, integrated in the 2nd
year of the Master in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic
Education. The Master's degree provides professional qualification for doubleprofile
teaching - childhood educator and teacher of the 1st Cycle of Basic
Education.
Throughout the educational practices, supported in the socioconstrutivist
paradigm, numerous learning were developed, through the capacities
developed by observation, planning, action, reflection and evaluation, steps
that conform the research-action methodology. These learnings allowed us to
be more attentive to the specifics of each child and the group, in order to
respond with activities that provided pleasant and creative moments, building
knowledge.
In this sense, the educational actions of the whole formative course are
expressed, combining theoretical knowledge with practice, developing
capacities and investigative and reflexive attitudes. It should be noted that in
both stages it was possible to carry out a collaborative work between the dyad,
children, teachers and institutional supervisors, contributing to the quality of
education and as an important vehicle for training
Alexandra Ferreira Rebelo de Barros
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201735520