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O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de contextualizar e refletir sobre a Prática Educativa Supervisionada desenvolvida em contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico e com vista à obtenção de qualificação profissional. Este documento apresenta as práticas desenvolvidas em ambos os contextos educativos, perspetivadas segundo um referencial teórico-legal e sustentadas pelos saberes científicos, pedagógicos, didáticos e culturais adquiridos através da frequência das diferentes unidades curriculares do referido mestrado e da precedente Licenciatura em Educação Básica.
Neste relatório de estágio, apresenta-se a descrição, análise e reflexão sobre as práticas educativas desenvolvidas, tendo em consideração as caraterísticas, interesses e necessidades das crianças de cada contexto educativo, de modo a evidenciar a postura crítica e reflexiva construída e desenvolvida durante a Prática Educativa Supervisionada.
Para a construção do seu perfil de dupla docência, procurou-se escutar atentamente cada criança, compreender as suas especificidades e seguir os pressupostos da metodologia investigação-ação, apoiando-se neste processo em espiral, contínuo e cíclico, que integra momentos de observação, planificação, ação e reflexão, de modo a conseguir estruturar e desenvolver atividades e percursos didáticos que valorizassem e respeitassem todas as crianças e favorecessem o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
The present internship report was written in the ambit of the Master’s Degree in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, with the objective of contextualize and reflect upon the Supervised Educational Practice developed in the Preschool Education and 1st Cycle of Basic Education contexts and with the goal of attaining professional qualification. This document presents the developed practices in both educational contexts, put into perspective according to theoretical-legal references and supported by the scientific, pedagogical, didactic and cultural knowledge acquired through the participation in different curricular units of the referred Master’s Degree and the preceding Basic Education Honours Degree.
In this internship report, the description analysis and reflection about the educational practices developed is presented, having in mind the characteristics, interests and needs of the children in each educational context, to point the critical and reflective posture built and developed during the Supervised Educational Practice.
For the construction of the double teaching profile, sought to listen carefully to each child, understand their specificities and follow the guidelines of the investigation-action methodology, supporting herself in this spiral process, that is continuous and cyclical, and integrates moments of observation, planning, action and reflection, trying to structure and develop activities and didactic routes which value and respect all children and encourage their personal and professional development.
Ana Catarina Gomes Oliveira
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201735555