Journal
O presente relatório de estágio surge com o intuito de apresentar e refletir sobre todo o percurso da mestranda nas valências de Creche e Pré-Escolar, no âmbito das Unidades Curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação do Porto. Neste sentido, são apresentados e descritos os dois contextos e os grupos de crianças com os quais a mestranda interveio e que fundamentaram a sua intencionalidade educativa. Ao longo da sua prática pedagógica, a mestranda centrou-se na metodologia investigação-ação assentando sobre as suas quatro etapas: a observação, planificação, ação e reflexão/avaliação. Esta metodologia recorre a instrumentos de recolha de dados que permitiram à mestranda um melhor levantamento de informação e a planificação de atividades diversificadas, estabelecendo a articulação entre a teoria e a prática e procurando desenvolver uma intervenção de qualidade. A Prática Educativa Supervisionada pressupõe também o conhecimento de pressupostos teóricos e legais que regulam toda a ação da mestranda e que serviram de suporte basilar para a sua prática, nomeadamente decretos-leis, orientações e modelos pedagógicos, entre outros, referidos ao longo do documento e com os quais a mestranda contactou ao longo da sua formação e a auxiliaram na co construção de saberes em conjunto com os atores educativos. Por fim, ao longo da sua prática a mestranda adotou uma postura critica e reflexiva realizando uma reflexão na, sobre e para ação, o que lhe permitiu o desenvolvimento de competências e saberes para a construção do seu perfil profissional.
This internship report was created with the purpose of introducing and reflecting on the entire journey of this Master student in the Nursing and Pre-School valencies within the scope of the Curricular Units of Supervised Educational Practice of the Master's Degree in Pre-School Education at Escola Superior de Educação do Porto. In this sense, the two contexts and the groups of children with whom the Master student intervened and that served as the basis for their educational intentionality are presented and described here. Throughout her pedagogical practice the master student focused on the research-action methodology, based on its four stages: observation, planning, action and reflection/evaluation. This methodology uses data collection tools that allow it to better collect information and plan diversified activities, establishing the articulation between theory and practice and this way a quality intervention. The Supervised Educational Practice also presupposes the knowledge of theoretical and legal presuppositions that regulate all the master student's actions and which served as a basic support for its practice, namely decrees-laws, ordinances, guidelines and pedagogical models, among others, referred throughout the document and with which the master student contacted during her training and helped her in the construction of scientific knowledge together with all the educational actors. Finally, throughout her practice, the master student adopted a critical and reflexive posture, reflecting at, on and for action, which allowed her to develop skills and knowledge to build her professional profile.
Ana Mafalda Cruz Esteves Sarmento
Publicação
Ano da publicação: 2017
Identificadores
ISSN: 201712016