Journal
A preocupação central deste estudo foi investigar as conceções dos
professores de uma escola do ensino fundamental da rede pública da cidade
de Parauapebas-Pa sobre o uso das novas tecnologias na escola, e a forma
como percebem a contribuição da gestão escolar. Teoricamente nos
embasamos em autores como Moran (1997, 2000, 2003, 2007), Almeida (1996,
2000, 2001,2005), Masetto (2000), Valente (1999), entre outros. A pesquisa
está dividida em 03 capítulos e foi conduzida com 10 professores e 01 diretor
voluntários, selecionados na Escola Municipal de Ensino Fundamental Y. A
metodologia utilizada é uma abordagem de cunho qualitativo no formato de
estudo de caso. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada, aplicada a todos
os participantes. As entrevistas foram gravadas e transcritas para posterior
validação e análise. Procedeu-se à triangulação dos dados recolhidos. Os
resultados sugerem que há ainda um longo caminho a fazer. Continua a faltar
formação continuada no âmbito das TIC, mais investimento no parque
informático da escola e mais trabalho colaborativo entre os professores, que os
levem a perderem o receio de utilizar as TIC em sala de aula. O envolvimento
da gestão nos processos de partilha do conhecimento e de discussão de
metodologias mais centradas nos alunos, que envolvam a utilização das TIC,
parecem ser aspetos centrais em todo este processo.
The central concern of this study was to investigate the conceptions of the
elementary school of public school teachers in the city of Parauapebas-Pa on
the use of new technologies in school and the school management
contribution. Theoretically we embasamos in Moran (1997, 2000, 2003, 2007),
Adams (1996, 2000, 2001.2005), Masetto (2000), Valente (1999) and others.
The research is divided into 03 chapters and was conducted with 10 teachers
and 01 volunteers director, selected in the Basic Municipal School of Education
Y. The methodology is a qualitative study approach and nature of case study,
based on field research. We used a semi structured interview with techniques,
recorded interviews and analysis of the results in proportion to proceed with
the triangulation of data collected. This type of interview has the characteristics
basic questions, which are supported by theories and hypotheses that relate to
the subject of research .The results show that teachers need to lose the fear to
use ICTs, including the planning regularly and management have always the
concern to invest in teachers, providing working conditions in specific materials
and training, along with the City Department of Education. The analysis of the
survey results testifies to the importance of using ICT as a pedagogical
methodology in the school environment.
Regina Gomes da Costa Moreira
Publicação
Ano da publicação: 2016
Identificadores
ISSN: 201704374